Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Russell lidera 1º treino na Cidade do México e brasileiro Drugovich é 18º

George Russell começou o fim de semana do GP da Cidade do México na frente e liderou o primeiro treino livre da 20ª corrida do campeonato. Carlos Sainz foi o segundo e Yuki Tsunoda foi o terceiro, em uma sessão marcada pela presença de cinco pilotos jovens, incluindo o brasileiro Felipe Drugovich, que fechou a sessão em 18º, e também por duas bandeiras vermelhas.

Drugovich não teve uma volta limpa quando seu jogo de pneus macios estava em melhores condições. Oscar Piastri, que vinha tendo muitas dificuldades com a McLaren, escapou logo na sua frente, e com isso ele perdeu bastante tempo no último setor. "Ainda estava bem longe do limite, mas obrigado, caras, foi divertido", disse o brasileiro após o final da sessão para a equipe.

A primeira sessão de treinos livres esteve recheado de jovens pilotos, assim como no ano passado: Shwartzman na Sauber, Pato na McLaren, Drugovich na Aston, Bearman na Ferrari, Antonelli na Mercedes. Isso porque, de Monza em diante na temporada, todas as pistas restantes são pistas de rua ou têm finais de semana de formato sprint. Isso faz com que México e a última corrida, em Abu Dhabi, sejam as únicas opções realistas para as equipes cumprirem, na parte final do campeonato, o regulamento e colocarem um piloto jovem na pista no lugar de cada piloto uma vez durante o ano.

Alguns desses pilotos, como Antonelli e Drugovich, estavam ajudando suas equipes a entender as atualizações que a Mercedes e a Aston Martin colocaram no carro no último fim de semana. Aliás, depois de vermos tantas atualizações no GP dos Estados Unidos, como esta pista é muito específica por conta da questão da altitude, não vimos muitas peças novas estrearem.

A McLaren, contudo, finalmente trouxe o novo assoalho que era esperado há algumas provas. Mas, neste fim de semana, o novo assoalho estará apenas no carro de Lando Norris, que também é a única McLaren com a nova asa dianteira.

Na Mercedes, houve uma preocupação inicial quando Kimi Antonelli passou por cima de um pedaço de assoalho - aparentemente, de Max Verstappen, que no final da sessão teve uma queda de potência e perdeu os minutos finais. Afinal, o italiano tinha o único carro com o pacote que estreou em Austin, depois que Lewis Hamilton, que cedeu o carro para Antonelli, escolheu ficar com as novas peças para tentar uma configuração melhor do que eles tiveram no último fim de semana. George Russell está correndo com o pacote antigo após ter destruído as novas peças na classificação de Austin.

Quem causou problemas não foi um piloto jovem, mas sim Alex Albon, que perdeu o carro com a turbulência da Ferrari de Bearman, que tentava sair do caminho, e acabou sendo atingido pela Williams. Bearman não voltou para a pista e foi um golpe e tanto para o piloto tailandês, um daqueles exemplos claros de quão pouco downforce eles têm nos 2285m de altitude da Cidade do México. Os carros ficam muito mais soltos do que o normal mesmo usando as maiores asas traseiras disponíveis.

Os pilotos titulares voltam ao carro para a segunda sessão de treinos livres, que começa às 19h e terá 90 minutos, para que a Pirelli possa avaliar seus pneus para o ano que vem. Drugovich vai dar lugar para Fernando Alonso, recuperado depois de perder a quinta-feira de entrevistas por conta de um mal estar.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes