Pole Position

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Carlos Sainz faz sua primeira pole da temporada e sai na frente no México

Carlos Sainz, da Ferrari, vai largar na pole position do GP da Cidade do México, com Max Verstappen, da Red Bull em segundo e Lando Norris, da McLaren, em terceiro, em uma disputada sessão de classificação no Autódromo Hermanos Rodrigues.

"Boa volta", disse o engenheiro do espanhol, que respondeu "duas boas voltas". Afinal, suas duas tentativas na parte final da classificação foram suficientes para fazer a pole position, mesmo tendo apenas um jogo de pneus macios no Q3.

O resultado da classificação dá uma oportunidade para a Ferrari, que tem Leclerc em quarto, pontuar bem e chegar de vez na pista pelo campeonato de equipes, já que os dois times que estão a sua frente, McLaren e Red Bull, terão Oscar Piastri e Sergio Perez largando entre as últimas posições em um circuito em que costuma ser difícil ultrapassar e o carro italiano tem se mostrado melhor na corrida do que em uma volta lançada na classificação.

O GP da Cidade do México tem largada às 17h, pelo horário de Brasília.

Q1: Perez e Piastri eliminados logo de cara

Desde a primeira volta, dava para perceber como o dono da casa, Sergio Perez, estava com dificuldades com o carro. "Não consigo frear nas curvas de baixa velocidade, cara", reclamou o mexicano com seu engenheiro. Mesmo usando dois jogos novos de pneus macios, ele não conseguiu passar da 18ª posição no grid.

As McLaren e as Ferrari adotaram uma estratégia diferente e chegaram a ir à pista com os pneus médios no início da classificação, sabendo que a evolução da pista é muito alta e que eles teriam que voltar à pista de qualquer maneira para se garantir no Q2. A ideia era evitar gastar já dois jogos de pneus macios logo de cara.

Piastri, que tinha liderado a última sessão de treinos livres antes da classificação e tinha ido a todos os Q3 até aqui na temporada, acabou ficando sob pressão, depois de não fazer uma boa volta com os médios e ter saído da pista na primeira volta com o pneu macio. Ele teve que tentar passar para o Q2 com uma segunda volta no mesmo pneu e não conseguiu passar do 17º lugar. "Essa pista é complicada, mas não foi isso. Eu cometi um erro, estava em uma volta boa e perdi um segundo na curva 12."

Franco Colapinto, da Williams, também foi eliminado, mas ficou à frente das duas eliminações surpresa do Q1, em 16º. Esteban Ocon e Zhou Guanyu também ficaram pelo caminho.

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Q2 acaba com bandeira vermelha por batida de Tsunoda

Após as primeiras tentativas no Q2, Norris repetiu o bom desempenho que já tinha mostrado no Q1 e fez o tempo mais rápido, três décimos mais rápido do que Verstappen, enquanto Leclerc saiu da pista e teve a primeira volta deletada, ficando sob pressão para a segunda ida à pista. Mas ele conseguiu uma boa volta e se colocou em quarto, logo atrás de seu companheiro Sainz.

Albon, que perdeu muito tempo de pista na sexta-feira após ter batido no primeiro treino, adotou a estratégia de fazer sua segunda tentativa bem cedo, evitando o trânsito. É uma tática arriscada porque, em teoria, quem estiver na pista nos instantes finais vai pegá-la na melhor condição. Mas acabou dando certo para o tailandês ir para o Q3 quando Yuki Tsunoda bateu e causou uma bandeira vermelha.

Isso eliminou o próprio Tsunoda, que vinha tendo um ótimo final de semana, e também o companheiro Liam Lawson. Fernando Alonso, Lande Stroll e Valtteri Bottas também ficaram pelo caminho, com Pierre Gasly sendo a grande surpresa: já no Q1, ele tinha conseguido ficar entre os 10 mais rápidos e repetiiu a dose no Q2 com uma Alpine que não vem rendendo bem e que vai largar em 19º com Ocon.

Q3: Norris perde rendimento e Verstappen tem volta deletada

Como a Ferrari precisou de dois jogos de pneu para passar do Q1, eles ficaram em desvantagem no final, tendo apenas um jogo de pneus novos em uma tarde em que ter borracha nova estava fazendo muita diferença. Mas mesmo assim Carlos Sainz fez a pole provisória em sua primeira tentativa, ajudado pela volta deletada de Max Verstappen, que saiu da pista na tangente da curva 2.

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Isso colocou Verstappen sob pressão para fazer uma boa volta em sua última tentativa, mas mesmo assim ele conseguiu fazer o segundo posto. "Não achava que isso seria possível", disse o holandês, que vinha reclamando da falta de aderência nos pneus.

Já Norris não conseguiu fazer boas voltas no final e acredita que acabou forçando muito nas primeiras partes da classificação, daí sua vantagem no Q1 e no Q2. Quando todos tiraram tudo do carro, ficou claro que ele não tinha o mesmo rendimento. "Cheguei no limite do carro cedo demais, o que fez com que a gente parecesse bem, mas no final acabou faltando", disse o terceiro colocado no grid.

Leclerc vai largar em quarto, com as Mercedes logo atrás: Russell com o carro mais antigo em quinto e Hamilton com o atualizado em sexto. Magnussen, Gasly, Albon e Hulkenberg, que teve um grande desequilíbrio na última volta, fecham o top 10.

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