Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

McLaren desbanca as Ferrari e Piastri lidera último treino livre no México

As McLaren voltaram a andar na frente depois de terem tido um final de semana mais difícil nos EUA. Oscar Piastri foi o mais rápido na terceira sessão de treinos livres, a última antes da definição do grid de largada para o GP da Cidade do México. Lando Norris foi o segundo, em um resultado surpreendente levando em consideração o quão rápidas as Ferrari estavam no primeiro dia de atividades.

Carlos Sainz foi o terceiro e Charles Leclerc, só o sexto. A Ferrari estava bem no primeiro setor, que tem a longa reta, mas depois perdiam muito em relação à McLaren no restante da volta.

O nível de aderência está aumentando, e com isso a McLaren pareceu crescer mais do que as outras, tendo um carro mais eficiente. O mesmo não pode ser dito pela Red Bull, com Max Verstappen e Sergio Perez tendo dificuldades de ficar na pista. "Isso não funciona, não tem aderência, dianteira e traseira", reclamou o líder do campeonato, que foi o quarto colocado, a meio segundo das McLaren.

Lewis Hamilton não entendeu de onde veio a vantagem da McLaren. Ele foi o quinto colocado e achou que sua volta tinha sido boa. Por isso, se surpreendeu ao ficar a mais de meio segundo do líder Piastri que, inclusive, não tem o novo assoalho da McLaren, que está no carro de Norris. E Yuki Tsunoda continua tendo um ótimo final de semana, sendo sempre o piloto mais rápido do meio do pelotão.

Troca de motor para Verstappen

Algumas equipes tiveram muito trabalho depois de batidas e problemas no primeiro dia de treinos livres. A Williams, após a batida forte de Alex Albon, a Mercedes, tendo de trocar o chassi de George Russell também após um acidente, e a Red Bull, que trocou o motor de Max Verstappen após o holandês ter problemas e perder bastante tempo de pista na sexta-feira.

Verstappen não tem direito a usar motores novos sem punição, pois já estourou seu limite, mas a troca foi por uma unidade de potência que já estava na alocação, então por isso ele não leva punição.

Não é anormal que um piloto troque de motor entre a sexta e o sábado, mas o líder do campeonato já estava no limite em seus elementos (o motor mais novo dele estreou no GP da Bélgica, no final de julho), então perder mais uma unidade de potência está longe do ideal para o restante da temporada dele.

Continua após a publicidade

O treino livre teve um momento inusitado. O mecânico número um de Charles Leclerc, Alessandro Fusaro, tropeçou quando tentava correr de costas quando o monegasco saía dos boxes e deu uma cambalhota em pleno pitlane. Depois apareceu na câmera dizendo que estava tudo bem com ele.

As equipes agora fazem os últimos ajustes antes da classificação, que começa às 18h, pelo horário de Brasília.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes