Norris e Verstappen se estranham de novo e não vai ser a última vez
Pelo segundo final de semana seguido, uma disputa entre Max Verstappen e Lando Norris acabou com os dois saindo da pista, muita reclamação via rádio e punição, desta vez para o holandês. O campeonato de 2024 da Fórmula 1 só não está totalmente com cara daquela disputa épica de 2021 entre Verstappen e Hamilton porque Norris está tendo dificuldade para impactar uma vantagem que agora é de 47 pontos a favor do holandês. E também porque há um terceiro elemento aparecendo, a Ferrari, que venceu o GP da Cidade do México com Carlos Sainz.
Mas a agressividade de Verstappen, a judicialização das disputas, a pressão interna, as declarações contundentes estão lá e isso deve ficar ainda mais intenso nas quatro últimas corridas do campeonato.
Enquanto Norris e Verstappen se estranhavam, a Ferrari aproveitou, assim como já tinha acontecido no GP dos Estados Unidos. O pole position Sainz chegou a ser ultrapassado por Verstappen, mas devolveu a manobra na volta 9 e venceu com certa tranquilidade.
Isso deixou o holandês na mira de Norris. Os dois tiveram duas disputas. Primeiro, Norris tentou passar Verstappen na curva 4, mas os comissários entenderam que Verstappen forçou o inglês para fora da pista e deram 10 segundos de punição para ele. Quando Norris voltou à pista, ele estava à frente de Verstappen, que se jogou por dentro na curva 8 e não conseguiu fazer a curva.
Norris, que estava no lado de fora, teve que sair da pista de novo para evitar a batida com Verstappen, e o líder do campeonato recebeu outra punição, também de 10 segundos, por ter saído da pista e ganhado vantagem, já que ele conseguiu completar a ultrapassagem saindo da pista.
What a moment in the story of this season's World Championship #F1 #MexicoGP pic.twitter.com/nTZfYjDcMy
-- Formula 1 (@F1) October 27, 2024
Charles Leclerc aproveitou e passou os dois, assim como tinha feito na largada do GP dos Estados Unidos. Com nove voltas para o final, no entanto, Leclerc perdeu o carro e por pouco não bateu, quando era pressionado por Norris, que terminou em segundo e fez a volta mais rápida, enquanto Verstappen escalou apenas até a sexta colocação.
Tudo isso aconteceu uma semana depois de outro lance polêmico entre eles, quando Norris tentou ultrapassar Verstappen nos Estados Unidos, e completou a manobra fora da pista, com um holandês também indo para fora. Na ocasião, o inglês foi punido.
Isso levou a McLaren a tentar reverter a decisão, mas a apelação não foi aceita. Esse é outro fator muito parecido com 2021. Justamente nessa época do campeonato começaram a acontecer várias punições e apelos para todos os lados. Via rádio, quando ouviu sobre uma das punições, Verstappen também escutou que tinha havido "muita choradeira" por parte dos rivais. Aqui, também, o filme se repete. A diferença é que, agora, nós não escutamos mais na transmissão as mensagens das equipes para a direção de prova.
Que Verstappen é agressivo e que ele é ainda mais agressivo com Norris por conta da disputa pelo título, não há dúvidas. O holandês também é muito forte em classificações, enquanto o ponto forte de Norris é a administração dos pneus na corrida. Ou seja, eles vão se encontrar de novo. E, pelo que temos visto, será difícil evitar mais polêmica.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.