Pole Position

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Reportagem

GP de SP: Horários, o que levar e tudo sobre a 21ª etapa da temporada da F1

Os dois campeonatos da Fórmula 1 chegam agitados para a 21ª etapa da temporada. Max Verstappen está 47 pontos à frente de Lando Norris, mas tem visto sua Red Bull ser apenas o terceiro melhor carro desde setembro, e tem adotado uma postura agressiva na pista por conta disso. Até porque a Ferrari está crescendo, venceu as duas últimas corridas, e agora ameaça a liderança da McLaren no mundial de equipes, com quatro corridas para o final.

São Paulo terá novamente um final de semana de sprint, e há previsão de chuva para o final de semana.

Como acompanhar o GP de São Paulo:

Sexta-feira, 1º de novembro
Treino livre 1, das 11h30 às 12h30: Bandsports, Bandsports, BandPlay, site da Band
Classificação da Sprint das 15h30 às 16h15: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band

Sábado, 2 de novembro
Sprint, das 11h às 12h; TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band
Classificação do GP, das 15h às 16h: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band

Domingo, 3 de novembro
Corrida, a partir das 14h: TV Bandeirantes, BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM

Raio-X do Autódromo de Interlagos

Distância: 4.309m
Número de voltas: 71
Recorde em corrida: 1min10s540 (Valtteri Bottas, Mercedes, 2018)
DRS - 2 zonas
DRS 1: Detecção no meio do S do Senna e ativação na reta oposta
DRS 2: Detecção na subida do café e ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)

Resultado de 2023

Pole Position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min10s727

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Pódio:

1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1h56min48
2º Lando Norris (ING/McLaren) +8s277
3º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin) +34s155

Características do Autódromo de Interlagos

  • O circuito de Interlagos combina dois setores (1 e 3) com retas, que são importantes para as ultrapassagens na corrida, com um segundo setor com curvas de baixa e média velocidades, em que é preciso ter mais downforce no carro para evitar muito desgaste de pneus com um carro muito escorregadio. Por conta disso, o acerto do carro nunca é totalmente voltado para os dois primeiros setores e nem para o segundo

  • A combinação de curvas faz com que a pista de Interlagos seja considerada muito técnica. Junte-se isso às condições climáticas que costumam mudar rapidamente e a um final de semana de sprint, e a dificuldade para pilotos e equipes se multiplicam.

  • Outro fator importante para a estratégia é o Safety Car, que foi usado 10 vezes nas últimas cinco corridas e pode mudar o curso da prova.

  • A classificação costuma ser complicada por conta do trânsito, já que Interlagos é uma das pistas mais curtas do calendário. E, como o pneu dianteiro esquerdo trabalha pouco no segundo setor, é preciso atenção para que ele não saia da janela de temperatura.

Informações gerais para quem vai a Interlagos

Abertura e fechamento dos portões: os portões abrem às 8h todos os dias e fecham às 15h.

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Crianças menores de cinco anos não entram. Aqueles que têm entre cinco e 12 anos só entram no Autódromo acompanhados dos pais ou responsáveis, sendo necessário levar documento.

Quem comprou meia entrada precisa apresentar RG e carteirinha de estudante ou comprovante de pagamento da última mensalidade.

Como chegar a Interlagos:

Trem + ônibus: Haverá um serviço especial de ônibus saindo da estação Autódromo da CPTM, com paradas próximas aos portões, por 5 reais.

Trem expresso: Nova opção de serviço com trens sem paradas saindo das estações de Pinheiros (com conexão com o metrô, linha amarela) e Morumbi, com embarque em plataformas exclusivas, com tempo de viagem de 25 minutos. O preço do serviço é de 30 reais.

Ônibus: a SPTrans faz um esquema especial, com ônibus saindo de três locais. O serviço se chama Expresso GP São Paulo e sai do SP Market, Aeroporto de Congonhas e Trianon Masp, por 4,40 reais.

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Ônibus executivos: serviço oferecido pela Squad, saindo do SP Market, por 260 reais por dia.

Uber e táxi: Atenção especialmente para a volta, quando serão utilizados os bolsões de embarque. São 3 para Uber e um para táxis.

O que pode (e deve) levar:

  • Capa de chuva

  • Óculos escuros

  • Protetor solar (embalagem de até 100ml)

  • Boné ou chapéu

  • Mochila pequena (menor que 25 x 25 x 25cm)

  • Até três itens de alimentação por pessoa em sua embalagem original, com exceção de frutas, que devem estar cortadas e em embalagem transparente tipo "zip lock"

O que não pode levar:

  • Câmeras profissionais

  • Caixas de isopor

  • Latas e garrafas (todo tipo de líquido é vetado)

  • Guarda-chuva

  • Pau de selfie

  • Qualquer objeto que possa ser usado como arma

  • Sinalizadores

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O evento tem sistema cashless e os cartões podem ser carregados online no site do evento (f1saopaulo.com.br) ou em terminais dentro do autódromo, usando cartão de crédito. O valor que não for utilizado poderá ser reembolsado.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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