Com Piastri na frente, McLaren fecha a primeira fila da sprint do GP de SP
Oscar Piastri, da McLaren, foi o mais veloz na classificação da sprint e vai largar na frente na corrida curta deste sábado. Lando Norris completa a primeira fila da McLaren, largando à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull.
A classificação da sprint ficou marcada pelos ventos fortes e o temor pela chuva, que parecia se aproximar a cada volta, e também pelo grande equilíbrio entre as equipes, o que gerou algumas surpresas: Hamilton foi eliminado no SQ2 e as Aston Martin sequer passaram da primeira parte da classificação.
Outro destaque da classificação foi Oliver Bearman, que substitui Kevin Magnussen, que não estava se sentindo bem, e conseguiu se classificar à frente do companheiro Nico Hulkenberg. O britânico, que será titular ano que vem na Haas, vai largar em décimo, enquanto Hulkenberg foi o 12º.
A sprint tem largada às 11h deste sábado, pelo horário de Brasília.
SQ1: Alonso fica pelo caminho de cara
Com a pista bem mais fria do que no único treino livre, com o céu encoberto, os pilotos voltaram à pista para a primeira parte da classificação para a sprint. E Fernando Alonso foi a surpresa entre os eliminados, na primeira vez que a Aston Martin teve ambos os carros eliminados no SQ1 na temporada. A equipe está experimentando combinações diversas de peças, sem entender por que não conseguem melhorar o carro.
Outra surpresa foi a eliminação de Yuki Tsunoda, que foi seis décimos mais lento que Liam Lawson, e também foi eliminado, junto de Zhou Guanyu e Esteban Ocon. Isso significou que Valtteri Bottas conseguiu colocar a Sauber, única equipe que ainda não pontuou no ano, no SQ2.
SQ2: Os dois favoritos da arquibancada eliminados
As surpresas continuaram na segunda parte da classificação para a sprint, que costumam ser animadas pela dificuldade de fazer as duas primeiras partes com o pneu médio, tendo que usar apenas um jogo por sessão, e depois trocar para o pneu macio no SQ3.
Os dois pilotos mais ovacionados em Interlagos acabaram sendo eliminados. Lewis Hamilton e Franco Colapinto. Hamilton vai largar em 11º e seu companheiro, George Russell, também não foi bem na segunda parte da classificação da sprint, mas conseguiu passar adiante.
O vento era um fator importante e foi apertando ao longo da sessão. Nico Hulkenberg não conseguiu passar com uma Haas que parecia estar muito bem em Interlagos, assim como estava na Cidade do México e Austin. E Sergio Perez, que tem um novo chassi para esta corrida após reclamar com a Red Bull, não passou da 13ª colocação.
SQ3: Piastri é o mais rápido por 29 milésimos
A McLaren foi cedo para a pista, com uma tática de duas voltas rápidas no pneu macio, o que não é tão comum, porque o ideal é estar na pista nos momentos finais com os pneus mais novos possíveis. Mas havia o temor pela chuva, com o vento aumentando e trazendo nuvens carregadas.
Não choveu, mas a tática deu certo. Piastri conseguiu inclusive melhorar na segunda tentativa e fez o melhor tempo na com 29 segundos de vantagem para Norris, que tem uma grande chance de diminuir a desvantagem para o líder do campeonato Max Verstappen, que não tinha ido à pista ainda com os pneus macios e foi o quarto colocado, ficando entre as Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz.
#F1SPRINT QUALIFYING CLASSIFICATION@McLarenF1 lock out the front row, Verstappen starts from fifth #F1 #BrazilGP pic.twitter.com/7xWyNDPKZ8
-- Formula 1 (@F1) November 1, 2024
Deixe seu comentário