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'Isso é ridículo!', diz Hamilton após adiamento de classificação por chuva

O heptacampeão da F1 Lewis Hamilton não concordou com o adiamento da sessão de definição do grid do GP de São Paulo, que estava marcada para começar às 15h e foi finalmente adiado para o domingo de manhã (3) após 1h45 de espera. Tudo aconteceu por conta de uma forte chuva na região de Interlagos, que começou cerca de 45 minutos antes do quando seria iniciada a classificação.

O britânico, que também tinha prevista uma homenagem a Ayrton Senna, pilotando o McLaren de 1990 do brasileiro, abordou o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, enquanto o italiano dava uma entrevista à transmissão oficial explicando a decisão.

"Isso é ridículo, nós deveríamos ir para a pista, eu quero ir para a pista!", disse Hamilton a Domenicali, com os dois dando risada. "Se você nos desse pneus melhores, poderíamos ter feito isso. Estou te colocando na berlinda".

Os pilotos, de fato, jamais tiveram a oportunidade de experimentar as condições de pista. Por várias vezes, a direção de prova avaliou a situação enviando o carro de segurança para que o piloto Bernd Maylander fizesse sua avaliação.

Segundo a Federação Internacional de Automobilismo, o adiamento aconteceu "devido à falta de visibilidade provocada pelo nível de chuva que temos registado nas últimas horas. Há muita água parada em partes do circuito, o que torna as condições inseguras. Por mais que todos desejemos ver a competição na pista, a segurança dos pilotos, membros de equipe, voluntários, oficiais e espectadores é a nossa principal prioridade".

De fato, choveu bastante em Interlagos antes do horário marcado para a classificação e havia muita água parada. Mas também há na Fórmula 1 uma tendência atual a evitar correr com a pista muito molhada. Isso tem a ver com uma série de fatores.

O regulamento atual da Fórmula 1 busca evitar que o carro gere muita turbulência, usando o efeito-solo. E uma das consequências disso é que o carro gera muito mais spray do que na geração anterior. O pneu de chuva, que teria de ser usado nessas condições, também dispersa mais água que o intermediário, potencializando o spray e diminuindo a visibilidade.

É um problema que a F1 reconhece ter e está tentando resolver. Eles já testaram um sistema que cobria parcialmente os pneus traseiros, mas isso não funcionou.

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