Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Há uma mudança de geração na F1 e nos garantimos, diz Audi sobre Bortoleto

A contratação do brasileiro Bortoleto para o projeto da Audi, estreando na F1 um ano antes do time, em 2025, via Sauber, mostra a aposta dos alemães na nova geração de pilotos, aumentando o número de estreantes na próxima temporada para quatro.

"Atualmente, estamos testemunhando uma mudança geracional na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao contratar Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos. Sua contratação ressalta a estratégia de longo prazo da Audi e o comprometimento com a Fórmula 1", salientou Gernot Döllner, Presidente do Conselho da Sauber Motorsport AG.

Bortoleto é atualmente o líder do campeonato da Fórmula 2, principal categoria de acesso à F1, com duas etapas para o final da temporada. E viu pilotos que estão disputando o mesmo campeonato conseguirem vagas na F1 para 2025: Oliver Bearman estará na Haas e Kimi Antonelli, na vaga de Lewis Hamilton na Mercedes.

Bearman já fez duas corridas na Fórmula 1, como substituto de Carlos Sainz na Ferrari e de Kevin Magnussen na Haas, e fez um trabalho competente. Outro piloto que demonstrou qualidade mesmo com pouca experiência foi o argentino Franco Colapinto, que surgiu como substituto de Logan Sargeant no GP da Itália, em setembro, e já fez o bastante para ser considerado candidato a titular em outras equipes. Tanto, que a Red Bull estuda formas de liberá-lo de seu contrato com a Williams.

É uma renovação ampla que acontece após algo inédito na história da F1: de 2023 para 2024, não houve nenhuma mudança entre os pilotos, o que acabou sendo prejudicial para outro piloto brasileiro, campeão da F2 em 2022, Felipe Drugovich, que ficou por dois anos como reserva da Aston Martin.

Por que Bortoleto não aparece com as cores da Sauber?

Bortoleto poderia ter seguido também o caminho da reserva para depois tentar uma vaga de titular. Ele é parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren até o final deste ano, mesmo tendo sido liberado pela equipe para assinar com a Sauber/Audi. E é por isso que, nas fotos oficiais, não aparece com nenhuma marca.

Bortoleto ainda tem duas corridas para fazer como piloto McLaren, no Qatar e em Abu Dhabi, em dezembro. O time divulgou nota oficial dizendo que, como não tem um prognóstico de vaga como titular em um futuro próximo, não quis prendê-lo. Eles têm dois pilotos jovens sob contrato: Oscar Piastri tem 23 anos e Lando Norris tem 24.

"Gabriel já demonstrou nas categorias juniores que tem o que é preciso para ser um piloto vencedor", disse o chefe da operação da Audi, Mattia Binotto. "Nico [Hulkenberg] e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, posicionando-nos fortemente para o futuro."

Continua após a publicidade

Já o piloto brasileiro, de 20 anos, deixou claro que sua aposta é a longo prazo. "Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Entrar para uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de ser simplesmente um membro, pretendo crescer com este projeto ambicioso e atingir o auge do automobilismo. Sou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de nutrir jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes