Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

GP de Las Vegas: Data, horário e tudo sobre a 22ª etapa do campeonato da F1

Max Verstappen tem sua primeira chance de conquistar o tetracampeonato neste fim de semana, em uma prova que é disputada no sábado à noite em Las Vegas, mas já na madrugada de domingo pelo horário de Brasília (com largada às 3h da madrugada).

Para evitar o tetra com duas etapas para o final, Lando Norris precisa fazer pelo menos três pontos a mais que Verstappen, que tem 62 pontos a mais que o britânico. Nas duas últimas etapas, haverá 60 pontos em jogo.

A estreia do GP de Las Vegas foi a prova com mais ultrapassagens disputada com pista seca desde o GP da China de 2016, que tem o recorde histórico de 161. O GP de Las Vegas de 2023 teve 99 ultrapassagens, desde mudanças de posição pela liderança (foram sete) até o fim do pelotão.

Como acompanhar o GP de Las Vegas:

Quinta-feira, 21 de novembro
Treino livre 1, de 23h30 às 0h30: Bandsports, Bandsports, BandPlay, site da Band

Sexta-feira, 22 de novembro
Treino livre 2, das 3h às 4h: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band
Treino livre 3, de 23h30 às 0h30; TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band

Sábado, 23 de novembro
Classificação, das 3h às 4h: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band

Domingo, 24 de novembro
Corrida, a partir das 3h: TV Bandeirantes, BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM

Raio-X do Las Vegas Strip

Distância: 6.201m
Número de voltas: 50
Recorde de volta: Oscar Piastri (AUS/McLaren) - 1min35s490

DRS - 2 zonas
DRS 1: Detecção após a curva 2 e ativação entre a 4 e 5
DRS 2: Detecção após a curva 13 e ativação entre 13 e 14

Continua após a publicidade

Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)

Resultados de 2023

Pole Position: Charles Leclerc (MON/Ferrari) - 1min32s726

Pódio
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1h29min08
2º Charles Leclerc (MON/Ferrari) +2s070
3º Sergio Perez (MEX/Red Bull) +2s241

Características do Las Vegas Strip

  • A pista é um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade de Las Vegas, mas um passeio bastante veloz por conta das longas retas. Na estreia, Carlos Sainz chegou a 366km/h durante a corrida. São velocidades semelhantes às atingidas em Monza, mas em uma pista de rua com poucas áreas de escape.

  • O GP de Las Vegas surpreendeu até mesmo os pilotos na corrida de estreia. O traçado é mais técnico do que parece à primeira vista, principalmente entre as curvas 6 a 9. A possibilidade de seguir o rival de perto gerou muitas ultrapassagens na corrida, e também ajudou as estratégias a ficarem mais abertas.

  • Um carro rápido em Las Vegas tem pouco arrasto nas retas e também boa aderência mecânica e boa tração nas saídas de curva, além de negociar bem as zebras.

  • A Fórmula 1 deu sorte com o clima na estreia de Las Vegas no campeonato, pois as temperaturas ficaram em torno de 17ºC, bem acima da média para o fim de novembro na região. A classificação e a corrida têm início às 22h no horário local, 5h depois do pôr-do-sol. Como a variação de temperatura no deserto é grande, o normal é que as temperaturas não passem dos 10 graus.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre o GP de Las Vegas

Paddock da F1 em Las Vegas com a pista e a cidade ao fundo
Paddock da F1 em Las Vegas com a pista e a cidade ao fundo Imagem: Julianne Cerasoli/UOL Esporte

A Fórmula 1 já correu em Las Vegas no passado, em 1981 e 1982, mas em um circuito bem mais acanhado: no estacionamento do Caesars Palace. A prova ficou marcada pelo intenso calor em 82, já que foi disputada em setembro durante o dia, sob condições bem diferentes das encontradas pela categoria atualmente, correndo à noite no final de novembro. Nas duas edições da prova, os vencedores foram Alan Jones, com a Williams, e Michele Alboreto, com a Tyrrell.

O evento de Las Vegas é único no calendário também pelo que acontece fora da pista. Ele é o único promovido pela própria Fórmula 1. A Liberty Media, que detém os direitos comerciais da categoria, comprou um enorme terreno para construir do zero o paddock, os boxes, e as primeiras curvas, e organiza o evento focando nos ingressos mais caros, buscando fazer de Las Vegas o modelo a ser seguido pelos outros promotores.

E o investimento deu retorno no ano de estreia. O impacto financeiro da corrida foi calculado em 1.5 bilhão de dólares, sendo que quase 900 milhões foram gastos pelas pessoas que foram a Las Vegas para a corrida. Cada turista gastou 3.6x mais do que se gasta normalmente em uma viagem à cidade norte-americana.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes