Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Com a pista escorregadia, Hamilton lidera o primeiro treino em Las Vegas

Lewis Hamilton da Mercedes, foi o mais rápido em um primeiro treino em que os pilotos tiveram que ser cautelosos no circuito de rua de Las Vegas, pela falta de aderência. Seu companheiro, George Russell, foi o segundo, com as Mercedes fazendo suas voltas rápidas com pneus mais novos no final da sessão, com a pista mais emborrachada. Lando Norris, da McLaren, foi o terceiro, enquanto o líder do mundial, Max Verstappen, foi o quinto.

A pista melhorou bastante nos últimos minutos, mas no começo os pilotos mal podiam acelerar na saída das curvas. "Parece que estou pilotando no molhado", foi a primeira impressão de Liam Lawson, estreando em Las Vegas. E era o que parecia olhando de fora também.

Uma combinação entre a falta de aderência normal de uma pista de rua na primeira vez que os carros da Fórmula 1 correm nas ruas de Las Vegas depois de um ano, bastante sujeira, a ponto da imagem parecer até embaçada, e as baixas temperaturas, com os termômetros marcando 14ºC, complicaram a vida dos pilotos nesta primeira sessão.

As voltas começaram a ficar mais rápidas só na quinta tentativa em um mesmo jogo de pneus, mas mesmo assim os pilotos estavam tendo alguns sustos quando tentavam forçar. Tanto, que a Alpine demorou para ir para a pista, deixando o trabalho de emborrachar a pista para os demais.

Outro ponto curioso foi ver apenas as Red Bull adotando uma estratégia diferente e usando dois jogos de pneus macios logo no primeiro treino livre. E, mesmo no pneu que dá mais aderência e após 10 voltas, Verstappen fritou o pneu e saiu da pista.

Verstappen pode ser tetracampeão neste final de semana. Ele tem 62 pontos de vantagem para Lando Norris e conquista o título com duas corridas para o final se sair de Las Vegas pelo menos com 60 pontos de vantagem. Mas ele já avisou que não espera que a Red Bull seja a favorita e não acredita que será uma tarefa fácil para ele.

Mudanças por dentro e por fora nos carros

Três carros estão com pinturas diferentes neste fim de semana: a Alpine está rosa, a RB tem uma pintura esverdeada que lembra a Sauber dos anos 2000, e a própria Sauber também tem uma pintura diferente, embora tenha mantido o verde e preto.

Continua após a publicidade

Mas o mais importante é a adoção de uma diretiva técnica proibindo que as equipes usem proteções nas peças que servem para a montagem da placa de legalidade e que, na prática, são o que limita a altura dos carros do ponto de vista do regulamento. Isso veio de uma reclamação da Red Bull e acredita-se que metade dos times estivessem usando essas proteções que, na prática, significam que os times podiam andar mais baixos com menos risco de terem desgaste na placa e serem desclassificados.

Mas ainda é cedo para ver alguma diferença de desempenho, até porque a evolução de pista ainda será muito alta até os pilotos chegarem na classificação, na madrugada de sábado para domingo. Os carros voltam à pista a partir das 3h da madrugada desta sexta-feira, pelo horário de Brasília.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes