Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lewis Hamilton lidera; Verstappen é atrapalhado e fica em 17º em Las Vegas

Lewis Hamilton repetiu o bom desempenho do primeiro treino livre e, com a pista de Las Vegas ainda pouco aderente, foi o mais rápido do primeiro dia de atividades da 22ª etapa da Fórmula 1 em 2024. Lando Norris, da McLaren, foi o segundo, apenas 11 milésimos atrás do heptacampeão, e George Russell, também da Mercedes, foi o terceiro, a um décimo do líder.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, não se mostrou muito confiante mesmo com o início positivo. Ele lembrou que, quando a pista está menos aderente, a Mercedes geralmente anda bem, e essa vantagem vai diminuindo à medida que o asfalto fica mais emborrachado, os outros conseguem tirar mais rendimento do que eles. E, de fato, Norris conseguiu chegar muito mais perto na segunda sessão do que na primeira.

Por outro lado, a Mercedes parece funcionar melhor quando faz frio, e as temperaturas neste fim de semana estão mais baixas em Las Vegas do que no ano passado.

Verstappen é atrapalhado por bandeira vermelha

Max Verstappen pode ser campeão neste fim de semana. Se Lando Norris não conseguir superá-lo por pelo menos três pontos em Las Vegas, ele será tetracampeão por antecedência. Mas o holandês não andou entre os primeiros durante as duas sessões, com as duas Red Bull sendo particularmente lentas nas retas, e teve sua simulação de classificação atrapalhada por uma bandeira vermelha causada por Alex Albon.

O tailandês acabou perdendo a sessão com um problema no sistema de combustível, e depois tentou voltar ir à pista e causou uma bandeira vermelha, tendo que estacionar o carro na pista. Sua Williams teve que ser reparado várias vezes depois de três batidas em dois finais de semana. Mas, pelo menos, neste primeiro dia de atividades em Las Vegas, ambas as Williams ficaram longe dos problemas.

Verstappen acabou desistindo de fazer uma simulação de classificação, voltou para a pista já com pneu médio para focar na preparação da corrida, e fechou em 17º.

Hamilton é mais rápido que na classificação de 2023

Depois de um começo difícil, com pouquíssima aderência, com os pilotos relatando que sentiam estar pilotando na chuva, mesmo com a pista seca, a evolução do asfalto foi bastante rápida. E os tempos já começaram a chegar no mesmo nível do terceiro treino livre do ano passado durante a segunda sessão. E o tempo de Lewis Hamilton foi mais veloz, inclusive, do que ele conseguiu na classificação do ano passado, quando foi 11º no grid.

Continua após a publicidade

É preciso lembrar que o primeiro treino de 2023, na prática, não aconteceu, devido a problemas com os bueiros, fechados de uma maneira diferente para a corrida deste ano. Com isso, não tivemos os mesmos problemas que fizeram a F1 correr de madrugada na estreia da prova de Las Vegas.

Os pilotos, contudo, continuaram tendo problemas para frear os carros na curva 14, após a reta mais longa do circuito, e isso tem relação com o frio, ainda mais intenso na segunda sessão de treinos livres. Já depois das 22h pelo horário local, a temperatura não passava dos 11ºC, condição parecida com o que os pilotos vão encontrar na classificação e na corrida.

Os carros voltam à pista no início da noite de sexta-feira em Las Vegas, às 23h30 pelo horário de Brasília. É a última chance de acertar o carro antes da classificação, que começa às 3h da manhã do sábado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.