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Russell lidera último treino em Las Vegas e Verstappen segue com problemas

O domínio da Mercedes em ritmo de classificação continuou na terceira e última sessão de treinos livres para o GP de Las Vegas, desta vez com George Russell à frente. Oscar Piastri, da McLaren, foi o segundo e Carlos Sainz, da Ferrari, foi o terceiro. Mas nem todos os pilotos conseguiram fazer suas simulações de classificação nos instantes finais da sessão, devido a uma bandeira vermelha causada por um problema técnico de Lance Stroll.

O treino livre também ficou marcado pela continuação dos problemas da Red Bull, que está sofrendo com uma decisão tomada por conta do teto orçamentário que todas as equipes têm que respeitar na Fórmula 1. Eles optaram por não ter uma asa traseira específica para pistas de alta velocidade, o que foi um dos fatores que atrapalharam o rendimento do time no GP da Itália, mas não na mesma escala do que está acontecendo neste fim de semana.

A perda de velocidade de reta, mesmo com a menor asa traseira que eles têm, representava 0s6 na sexta-feira. A solução foi drástica: cortar partes da asa para diminuir a resistência ao ar. Mas o carro não respondeu bem em um primeiro momento, a julgar pelas reclamações de Max Verstappen.

"Não dá para pilotar assim, eu vou bater", dizia o líder do campeonato, enquanto a equipe queria que ele continuasse dando voltas para ter dados sobre o carro e tentar encontrar uma solução. E, quando ele voltou para a pista, com menos de 10 minutos para o final, ele voltou à pista para uma simulação de classificação, e disse que "a aderência estava muito melhor". Mesmo assim, na longa reta, ainda perdia 0s5. E fechou em quinto lugar, lembrando que o DRS, sempre acionado nas simulações de classificação, ajuda a mascarar o problema. O maior desafio da Red Bull no momento é preparar o carro para a corrida.

Pista ficou mais lenta e só melhorou no final

Chamou a atenção como a pista mudou entre o segundo e terceiro treinos, com os pilotos começando a sessão 2s mais lentos do que na noite anterior. A pista de Las Vegas, assim como acontece em Mônaco, é aberta ao trânsito normal de um dia para o outro, com a diferença que só há uma outra categoria correndo neste fim de semana, a Ferrari Challenge, mas eles ainda não tinham entrado na pista nesta sexta-feira.

O nível de aderência parecia ter diminuído, mesmo com as temperaturas estando mais altas no terceiro treino livre. Somente nos últimos minutos os pilotos conseguiram chegar e ultrapassar os melhores tempos da noite de quinta-feira.

O fato é que a Red Bull está vivendo um fim de semana mais dramático, mas tem sido muito difícil para as equipes entenderem como tirar o máximo do carro em uma volta lançada, e também em ritmo de corrida.

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Até porque parece que o equilíbrio é difícil de encontrar, por conta das baixas temperaturas e das altas pressões de pneu que a Pirelli prescreveu. A Mercedes, por exemplo, é muito rápida em uma volta, mas perde para Ferrari e McLaren no ritmo de corrida.

De qualquer lado que você olhe, é uma classificação e uma corrida que prometem.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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