GP do Qatar: Datas, horários e tudo sobre a 23ª etapa do campeonato da F1
Após coroar Max Verstappen como tetracampeão em Las Vegas, a Fórmula 1 vai para a penúltima corrida com o campeonato de construtores ainda mais acirrado. A Ferrari tirou parte da vantagem da McLaren e está a 24 pontos do time britânico, com 96 pontos ainda em jogo. Os líderes do campeonato esperam retomar as boas performances na pista de Losail por conta das curvas de alta e das temperaturas mais altas.
A história da corrida do Qatar, porém, deve ser bem diferente do ano passado, quando a prova foi realizada no início de outubro, com as temperaturas bem mais altas nessa parte do mundo. Isso gerou um enorme desgaste dos pilotos e também contribuiu para um fim de semana com muitos problemas com os pneus.
A combinação entre a temperatura alta, curvas de alta velocidade em sequência e zebras em formato de diamante (que foram alteradas para este ano) causaram rachaduras nos pneus e obrigaram a Pirelli a estipular limites de números de voltas para cada composto na corrida.
Como acompanhar o GP do Qatar:
Sexta-feira, 29 de novembro
Treino livre 1 - 10h30 (transmissão a partir das 10h20 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Classificação Sprint - 14h30 (transmissão a partir das 14h20 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Sábado, 30 de novembro
Sprint - 11h (transmissão a partir das 10h50 no BandSports, BandPlay e site da Band)
Classificação do GP - 15h (transmissão a partir das 14h30 na Band, BandSports, BandPlay e site da Band)
Domingo, 1º de dezembro
GP do Qatar - 13h (transmissão a partir das 12h30 na Band, BandPlay e site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM)
Circuito de Losail
Distância: 5.419
Número de voltas: 57
DRS - 1 zona
Deteção após a curva 16 e ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)
Resultado em 2023
Pole position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min23s778
Pódio:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1h27min39
2º Oscar Piastri (AUS/McLaren) +4s833
3º Lando Norris (ING/McLaren) +5s969
Características da pista do Qatar
A pista de Losail é basicamente uma sequência de curvas de raio longo, de média e alta velocidades, seguidas por trechos de aceleração plena. Então o mais importante é ter estabilidade em curvas de alta velocidade. É uma combinação que favorece um pouco mais de carga aerodinâmica para os pilotos terem confiança de atacar as curvas, com nível de pressão aerodinâmica semelhante a Zandvoort.
Há apenas uma curva mais lenta. Para se ter uma ideia, durante uma volta de classificação, os pilotos só usam as marchas mais altas, chegando na quarta marcha apenas uma vez.
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Quero receberA pista também tem um toque de Suzuka, com uma sequência de curvas de alta velocidade entre a 12, 13 e 14. Mas com a diferença que todas são para a direita. Todas elas são feitas em sétima marcha, e é preciso atacar bastante a zebra, com velocidades que podem cozinhar os pneus no último setor.
Aliás, cuidar dos pneus, principalmente dianteiros, será uma prioridade. Mesmo que a corrida seja disputada à noite, com temperatura do asfalto mais baixa, os pneus sofrem muito com a sequência de curvas de alta velocidade.
Não é de se esperar, no entanto, problemas tão graves como no ano passado, que criaram a exigência de um número máximo de voltas por jogo de pneus. Isso porque a mudança da data da prova de outubro para o fim de novembro significa que as temperaturas estarão bem mais baixas, por volta dos 25ºC durante as sessões da F1, disputadas em sua maioria à noite.
Curiosidades sobre o GP do Qatar
O Losail International Circuit foi aberto em 2004 e está localizado ao norte da capital do país, Doha. A pista foi construída em menos de um ano, a fim de sediar uma etapa da MotoGP. De lá para cá, apesar de ter sido usada para corridas de carros, ela seguiu mais identificada com o mundo da motovelocidade, sendo mais estreita que outras pistas modernas da F1.
A pista de Losail foi usada pela F1 pela primeira vez em 2021, como uma das substitutas de provas que não puderam ser realizadas por conta da pandemia. No mesmo ano, foi fechado um contrato para a realização de 10 GPs a partir de 2023. A ideia inicial era fazer um novo circuito para a F1, mas a opção foi por renovar completamente a área de paddock para atender às demandas da categoria.
Com a chegada em definitivo do Qatar, a F1 passa a ter quatro corridas por ano no Oriente Médio. Essa história começou há menos de 20 anos, em 2004, quando o Bahrein entrou no campeonato. Em 2009, foi a vez de Abu Dhabi. E em 2021, a Arábia Saudita fez sua estreia.
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