Pilotos tentam mudar regras e acabam surpreendidos por demissões na FIA
"Teve mais gente que saiu, né?", perguntava Max Verstappen aos jornalistas durante a coletiva de imprensa do GP do Qatar. Ele tinha acabado de sair de uma reunião de mais de uma hora entre os pilotos e membros da Federação Internacional de Automobilismo, que vem passando por uma verdadeira 'limpa' nas últimas semanas, sem qualquer tipo de consulta aos pilotos e às equipes.
Verstappen se referia a Janette Tan, que servia como suplente do diretor de prova das corridas das categorias de base, e Tim Mayer, que servia há 15 anos como um dos comissários de pista. Eles se juntaram ao diretor de prova oficial da F1, Niels Wittich.
Essa debandada está acontecendo justamente em um raro momento de união dos pilotos para tentar melhorar as regras que regem as disputas de pista. A tal reunião da qual Verstappen tinha acabado de participar durou pouco mais de uma hora e tinha como propósito justamente a proposta de um novo conjunto de regras para os pilotos.
Tal reunião, inclusive, foi marcada após um primeiro encontro no México, quando Wittich ainda era o diretor de provas da F1.
"Justo quando pedimos um pouco de transparência e consistência, perdemos duas pessoas muito importantes na federação. Então, deu uma reviravolta de 360 a primeira vez que ouvi sobre o novo diretor de corrida fazendo Fórmula 2 neste fim de semana também foi pela mídia", salientou George Russell, presidente da associação de pilotos.
"Naturalmente, em qualquer organização, se você tem pessoas saindo ou trocando seu pessoal, nunca será um ambiente estável, e as pessoas têm que aprender as novas regras. Isso é muito desafiador para qualquer equipe, e deve ser super desafiador para todos dentro da FIA agora. Gostaríamos de ter um pouco de clareza e compreensão do que está acontecendo e quem será demitido em seguida."
Todos os pilotos estão de acordo com mudanças nas regras
Não se sabe por que a FIA mudou tantas peças em tão pouco tempo. Isso, na verdade, tem sido comum sob a liderança do atual presidente da FIA, Mohamed ben Sulayem, que assumiu o cargo no início de 2022. Mas é a primeira vez que esse tipo de demissão em sequência acontece diretamente na parte da FIA que lida com os incidentes de pista.
Isso, contudo, não afetou a união dos pilotos. Russell, inclusive, tinha dito no México que "todos os pilotos, menos um", referindo-se a Verstappen, tinham concordado que a regra de disputas de posição precisava de mudanças. E disse que, agora, estavam todo falando a mesma língua.
Perguntado pelo UOL Esporte a respeito, Verstappen disse que "não foi o que aconteceu. Não foi o caso de um piloto em particular não concordar com o que estava sendo dito".
Mas os pilotos não parecem estar 100% de acordo com tudo. Saindo da reunião, Liam Lawson perguntava para Oscar Piastri se a regra mudaria já neste fim de semana, e ouvia um "acho que sim".
Russell disse esperar que as mudanças já passem a valer. O ponto central é evitar que um piloto se defenda ao se jogar na curva por dentro. "Precisamos discutir mais coisas", disse Verstappen. "O grande problema é a pista. Quando tem brita, você não assume determinados riscos."
O que dá para tirar de tudo isso é que os pilotos estão mais unidos do que antes, mas ainda têm que acertar alguns detalhes. E, embora eles estejam bastante felizes com a atuação do substituto de Wittich, o português Rui Marques, até aqui, mudanças nos interlocutores da federação não ajudam em nada.
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