Leclerc coloca Ferrari na frente na única sessão de treinos livres do Qatar
Charles Leclerc, da Ferrari, foi o mais rápido na primeira e única sessão de treinos livres do GP do Qatar, que será um fim de semana de formato sprint na Fórmula 1. Lando Norris, da McLaren, foi o segundo e seu companheiro, Oscar Piastri, foi o terceiro. Da próxima vez que os carros forem à pista, a partir das 14h30, pelo horário de Brasília, eles já estarão definindo o grid para a sprint, que será disputada na manhã do sábado.
As Ferrari chegaram no Qatar acreditando que não conseguiriam repetir o bom desempenho do GP de Las Vegas, mas tiveram um ótimo desempenho nesta sexta-feira no circuito de Losail. Eles fizeram os dois melhores tempos, com mais de meio segundo de vantagem para a McLaren mais próxima, enquanto estiveram com os pneus duros, que são, em teoria, mais lentos que os médios que a grande maioria do grid usava. E depois Leclerc também foi o mais veloz quando todos colocaram os pneus macios nos minutos finais.
O risco da estratégia da Ferrari
Em um final de semana de sprint, quando as equipes são obrigadas a usarem dois jogos de médios na classificação para a corrida curta, os times enfrentam a decisão difícil de gastar um de seus dois jogos de duros logo de cara ou guardá-los para a corrida, caso acreditem que a prova do domingo terá duas paradas, com prioridade para o composto mais durável.
E isso é particularmente difícil no Qatar porque as equipes têm poucos dados confiáveis sobre o comportamento dos pneus nesta pista. Eles correram pela primeira vez em Losail em 2021, sob um regulamento técnico diferente e, no ano passado, enfrentaram temperaturas muito superiores às deste final de semana, pois a prova foi realizada quase dois meses mais cedo no calendário.
Então a aposta da Ferrari é de que não teremos um desgaste tão acentuado por conta disso, e também pelas mudanças feitas nas zebras, que estão mais lisas.
De qualquer maneira, o rendimento inicial foi positivo para o time, que luta pelo mundial de construtores com a McLaren, líder com 24 pontos de vantagem. Mas, em teoria, o carro laranja deve ser superior nas curvas de alta velocidade, abundantes na pista de Losail.
Williams não tem carro extra para este GP
As atenções também estão voltadas para a Williams, que tem poucas peças de reposição depois da sequência de acidentes das últimas três provas. Franco Colapinto está usando a suspensão dianteira antiga para garantir que o time tenha peças para as duas últimas provas no caso de acidente, mas eles só têm uma asa dianteira extra para os dois carros, e não têm um chassi extra para esta corrida. O chassi que Colapinto bateu em Las Vegas está sendo reparado na fábrica do time na Inglaterra.
Here's the full classification from practice 🔽#F1 #QatarGP pic.twitter.com/SeV71SNJHp
-- Formula 1 (@F1) November 29, 2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.