Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Rival erra, Bortoleto segue líder e se diz confiante para corrida principal

Até três voltas para o final da corrida sprint da etapa do Qatar da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto estava perdendo momentaneamente a liderança do campeonato para o rival Isack Hadjar, que liderava a corrida curta tendo largado em segundo, enquanto o brasileiro era sexto. Mas o francês acabou com seus pneus, foi ultrapassado por Oliver Bearman, e rodou e terminou em quarto. E um dos pilotos que chegaram à frente de Bortoleto, Paul Aron, foi punido. Com isso, Bortoleto se manteve na liderança, com 3.5 pontos de vantagem, perdendo apenas um ponto em um dia de "limitação de danos".

Esse não é o primeiro erro de Hadjar na temporada. O piloto da academia da Red Bull até venceu mais provas que Bortoleto no ano, mas sofre para manter a consistência.

"Para mim é ótimo, sendo bem sincero", disse Bortoleto em entrevista exclusiva ao UOL Esporte. "Um cara com quem eu estou disputando o campeonato e faltam só duas etapas. Mas a gente nunca pode ficar confortável com isso porque, o momento em que a gente fica confortável com isso, é o momento em que a gente erra", lembrou.

"O momento é para eu focar no meu lado. É bom que ele não tenha somado muitos pontos porque hoje era o dia dele tirar ponto no campeonato por conta do grid invertido. E amanhã é uma corrida com grandes pontos em que eu estou largando na frente, então estou bem animado."

Bortoleto disse que abordou a corrida curta de sábado como uma "limitação de danos". Pelas regras da F2, os dez primeiros colocados da classificação largam em ordem invertida na sprint, e por isso Hadjar, que foi nono na definição do grid, largou na frente e tinha a chance de tomar a liderança do campeonato.

"Eu só vi ele rodando, um carro da Red Bull, e falei 'será que é o Hadjar esse louco aí que rodou?' e no final das contas era ele mesmo, mas meu engenheiro estava sem GPS e a gente estava meio perdido", contou o piloto, que chegou no box da Invicta perguntando em que posição tinha terminado.

Fazendo uma estratégia mais conservadora do que o rival, largando com os pneus mais duros, Bortoleto saiu da oitava posição e chegou em sexto, e sentiu dificuldade em progredir, mas isso não preocupa para a corrida principal.

"O carro estava legal. Tem alguns ajustes a serem feitos para a corrida, mas estou contente e confiante. Agora é analisar os dados, mas a corrida vai ser interessante, com as estratégias e tudo."

Ele passou por um momento de mais tensão quando tentou passar Paul Aron, que tem tudo para ser seu principal rival na corrida deste domingo, mas o estoniano fechou a porta e ele teve que ir para a área de escape.

Continua após a publicidade

"Tentei passar o Aron mas ele não foi muito legal ali na ultrapassagem. Faz parte. Corrida é corrida. Ele joga duro desde sempre, é um cara que sempre foi assim. Eu também tentei o que dava. A gente sabe que, com o pneu duro, todo mundo sofre porque acaba não dando a diferença de velocidade suficiente para conseguir fazer ultrapassagem nessa pista. Nós estávamos entre os carros mais rápidos da pista."

Bortoleto disse que "vai para cima" na corrida que tem largada às 9h20, pelo horário de Brasília. Será uma prova diferente, disputada ainda à tarde no Qatar, com a temperatura da pista mais alta e, portanto, mais desgaste de pneus. "Precisamos melhorar um pouquinho o carro, ter uma boa largada, mas estou confiante."

Bortoleto não tem chance de vencer o campeonato já nesta corrida do Qatar. A Fórmula 2 dá no máximo 39 pontos por etapa, e o máximo que ele poderá abrir são 29.5. Para isso, ele precisaria vencer e fazer a volta mais rápida e esperar que Hadjar não pontue. A final será já no próximo final de semana, em Abu Dhabi.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.