Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Norris comanda dobradinha da McLaren na classificação GP de Abu Dhabi

Lando Norris fez a pole position para a última corrida da Fórmula 1 da temporada, em Abu Dhabi, e as duas McLaren vão dividir a primeira fila na corrida que pode dar ao time o primeiro título de construtores desde 1998. Oscar Piastri vai largar em segundo e Carlos Sainz, da Ferrari, vai alinhar na terceira colocação.

A McLaren tem 21 pontos de vantagem para a Ferrari, que terá ainda Charles Leclerc largando em penúltimo após uma volta deletada na classificação e uma punição pela troca de componentes do motor.

O GP de Abu Dhabi tem largada às 10h (de Brasília) e também marca algumas despedidas. É a última corrida na F1 de Valtteri Bottas, Zhou Guanyu, Kevin Magnussen e, potencialmente, Sergio Perez, que segue dizendo que tem contrato para o ano que vem, mas tem poucas chances de se manter na Red Bull.

Q1: Hamilton fica com cone preso no carro, e Bottas brilha

Também será a última corrida de Hamilton pela Mercedes e o inglês se classificou só em 18º, após ter muito azar em sua última tentativa. Magnussen tentou sair da frente de pilotos que estavam vindo mais rápidos, bateu em um cone e Hamilton passou por cima dele, ficando com o cone debaixo de seu carro por algumas curvas.

Quem também teve um Q1 tenso foi Sergio Perez, que teve sua primeira volta deletada por conta dos limites de pista, fez outra tentativa, mais lenta, e depois viu a decisão ser considerada e teve sua primeira volta de volta.

O mexicano conseguiu seguir na classificação, enquanto Hamilton foi eliminado junto de Alex Albon, Zhou Guanyu, Franco Colapinto, que foi mais lento que Albon por todo o fim de semana, e o estreante Jack Doohan, seis décimos mais lento que o companheiro de Alpine, Pierre Gasly. Os dois pilotos da Williams pagam uma punição de cinco posições pela troca do câmbio.

Mas o mais impressionante foi a volta que Valtteri Bottas conseguiu dar em sua despedida para colocar a Sauber na segunda posição na primeira parte da classificação. Os carros da Ferrari apareceram rápidos também, diferentemente do que aconteceu nos últimos treinos livres.

Q2: Verstappen economiza pneus e Leclerc vive drama

Entrando na casa de 1min22s9 logo de cara, Max Verstappen assistiu ao final do Q2 fora de seu carro, confiante de que não precisaria gastar mais um jogo de pneus. Ele já tinha sido o único piloto que passou para o Q2 com apenas um jogo e repetiu o feito na segunda parte da classificação. Pelos pneus usados nos treinos livres, todas as equipes estavam precisando economizar pneus macios nesta sessão.

Continua após a publicidade

Antes das últimas voltas, quem estava precisando de todos os pneus possíveis para melhorar era Charles Leclerc, que já sabia que teria que pagar uma punição de 10 posições no grid e estava em décimo, após tocar o muro em sua primeira tentativa. O monegasco chegou a ser o mais veloz, mas teve essa volta deletada e ficou de fora do top 10. Com isso, ele vai largar em penúltimo.

Valtteri Bottas novamente foi bem e colocou a Sauber no top 10, dizendo via rádio que era "o mais rápido que o carro pode ir". A equipe que terá Gabriel Bortoleto ano que vem conseguiu uma evolução com novidades que chegaram nas últimas corridas da temporada e passou a frequentar o Q2 e Q3.

Além de Leclerc, entre os eliminados no Q2 estiveram os companheiros de RB Tsunoda e Lawson, Stroll e Magnussen. A eliminação do dinamarquês foi uma surpresa após a Haas andar bem em todos os treinos, enquanto Pierre Gasly conseguiu colocar a Alpine, que luta com eles pela sexta posição do campeonato, no top 10. A presença de Fernando Alonso entre os 10 primeiros também não era esperada.

Q3: McLaren fecha a primeira fila e Hulkenberg rouba a cena

A McLaren comprovou que é o carro a ser batido neste final de semana, muito forte nas curvas de média velocidade, e conseguiu fechar a primeira fila. Mas não foi fácil. Verstappen estava com a pole provisória e Oscar Piastri chegou a ter sua primeira volta deletada por ter ultrapassado os limites de pista, mas ela foi reconsiderada depois após uma análise mais cuidadosa.

Isso deu confiança para o australiano forçar ainda mais na segunda tentativa, e conseguir o segundo melhor tempo, atrás apenas de seu companheiro Lando Norris. Verstappen não conseguiu uma boa volta no final e ficou só em quinto.

Continua após a publicidade

Mas quem roubou a cena foi Nico Hulkenberg, que chegou a colocar a Haas na pole provisória e terminou com o quarto melhor tempo. Com isso, ele ficou duas posições à frente de Pierre Gasly e poderá lutar por uma pontuação alta para sua equipe na disputa que vale cerca de 10 milhões de dólares em premiação.

Grid de largada do GP de Abu Dhabi

  1. Lando Norris (McLaren) - 1min22s595 (Q3)
  2. Oscar Piastri (McLaren) - 1min22s804 (Q3)
  3. Carlos Sainz (Ferrari) - 1min22s824 (Q3)
  4. Nico Hulkenberg (Haas) - 1min22s886 (Q3)
  5. Max Verstappen (Red Bull) - 1min22s945 (Q3)
  6. Pierre Gasly (Alpine) - 1min22s984 (Q3)
  7. George Russell (Mercedes) - 1min23s132 (Q3)
  8. Fernando Alonso (Aston Martin) - 1min23s196 (Q3)
  9. Valtteri Bottas (Sauber) - 1min23s204 (Q3)
  10. Sergio Perez (Red Bull) - 1min23s264 (Q2)
  11. Yuki Tsunoda (Racing Bulls) - 1min23s419 (Q2)
  12. Liam Lawson (Racing Bulls) - 1min23s472 (Q2)
  13. Lance Stroll (Aston Martin) - 1min23s784 (Q2)
  14. Kevin Magnussen (Haas) - 1min23s632 (Q2)
  15. Guanyu Zhou (Sauber) - 1min23s880 (Q1)
  16. Lewis Hamilton (Mercedes) - 1min23s887 (Q1)
  17. Jack Doohan (Alpine) - 1min24s105 (Q1)
  18. Alex Albon (Williams) - 1min23s821 (Q1)*
  19. Charles Leclerc (Ferrari) - 1min23s833 (Q2)*
  20. Franco Colapinto (Williams) - 1min23s912 (Q1)*
*Alex Albon e Franco Colapinto, da Williams, foram punidos com cinco posições no grid por trocarem a caixa de câmbio. Já Charles Leclerc, da Ferrari, foi punido com 10 posições pelo número de componentes do motor.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.