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Perez confirma saída da Red Bull dois anos antes do final de seu contrato

Depois de meses de especulação, Sergio Perez anunciou que não fará mais parte da equipe Red Bull a partir da próxima temporada. Até mesmo o anúncio envolveu uma novela, já que a equipe esperava que o mexicano confirmasse a informação oficialmente primeiro. Um post inicial de despedida foi publicado e logo foi tirado do ar, para depois ser republicado e a informação ser confirmada, também, pela equipe.

"Pilotar pela Red Bull foi uma experiência inesquecível e sempre guardarei na memória os sucessos que alcançamos juntos. Quebramos recordes, alcançamos marcos notáveis e tive o privilégio de conhecer muitas pessoas incríveis ao longo do caminho."

"Um muito obrigado a cada pessoa da equipe, desde a gerência, engenheiros e mecânicos, pessoal da cozinha, que cuidam do motorhome, marketing e comunicações, assim como a todos em Milton Keynes. Desejo a todos o melhor para o futuro."

"Também foi uma honra correr ao lado de Max como companheiro de equipe todos esses anos e compartilhar nosso sucesso. Um agradecimento especial aos fãs ao redor do mundo, e especialmente aos fãs mexicanos. Nos vemos em breve", disse Perez em comunicado.

O mexicano ficou por quatro temporadas na Red Bull, vencendo em cinco oportunidades, sempre em pistas de rua. Mas seu desempenho caiu muito desde a metade do ano passado.

Enquanto a equipe ainda vencia com tranquilidade o campeonato de construtores, com um carro bem superior ao dos rivais, isso não era um problema tão grande. Em 2024, com o final dessa vantagem, a falta de pontos de Checo contribuiu para que o time fosse apenas o terceiro no campeonato de equipes, mesmo com Max Verstappen conquistando o tetracampeonato. Dentre os pilotos das quatro principais equipes, Perez foi o único que não venceu em 2024.

O substituto de Perez ainda não foi anunciado, mas espera-se que seja Liam Lawson, atualmente na RB. A necessidade de avaliá-lo foi um dos fatores que postergaram a decisão, além da complexidade das negociações para a saída de Perez.

O mexicano tinha um contrato para as temporadas de 2025 e 2026, mas é normal que os acordos da F1 tenham cláusulas de performance com mecanismos para que haja quebras dependendo dos resultados e ficou claro já no meio do ano que Perez não estava atingindo os resultados impediriam uma quebra de contrato.

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A situação dele, contudo, parecia ser mais complexa do que isso porque seus patrocinadores são importantes para a equipe e também porque a Red Bull precisava de tempo para avaliar Lawson, que só entrou como titular quando a Red Bull pôde dispensar Daniel Ricciardo, que voltou à F1 justamente para ser avaliado para ocupar o lugar de Perez, mas não rendeu o que era esperado.

A julgar pelo tom do anúncio, o desejo da Red Bull de manter alguma relação com Perez e, com isso, não perder seus patrocinadores, não deu certo, pois fala-se em "separação" entre Perez e a equipe.

Essas negociações e a falta de um substituto claro custaram caro à Red Bull. Enquanto Max Verstappen conquistou seu quarto campeonato seguido por antecipação, o time foi apenas o terceiro colocado no mundial de construtores, perdendo cerca de 20 milhões de dólares em premiação, e tendo como alento um maior percentual de desenvolvimento aerodinâmico pelo menos nos seis primeiros meses do ano, algo que também é ditado pela posição do campeonato.

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