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Senna estava certo em desconfiar que carro de Schumacher era irregular?

A série 'Senna' da Netflix mostra um Ayrton Senna indo para o carro para o que seria sua última largada preocupado com a segurança do GP de San Marino após dois acidentes graves em dois dias e também desconfiado de que não estava em uma disputa igual com o líder do campeonato, Michael Schumacher, piloto da Benetton.

Senna não tinha nenhum ponto no campeonato, enquanto o alemão tinha vencido as duas primeiras corridas da temporada de 1994. No Brasil, ele deu uma volta em cima do segundo colocado, o companheiro de Senna na Williams, Damon Hill, enquanto o brasileiro tinha rodado sozinho, culpando uma mudança de comportamento repentina no carro.

'Tenho que lutar contra um carro ilegal'

Na segunda etapa, disputada no circuito de Aida, no Japão, Senna chegou a pedir a pessoas próximas se posicionarem em determinados pontos da pista escutando o carro da Benetton. Nestes pontos, acreditava o brasileiro, daria para identificar se o carro tinha mesmo algum sistema de controle de tração, um dos sistemas eletrônicos que tinham sido banidos entre 1993 e 1994.

Quando Senna abandonou o GP do Pacífico logo na primeira volta, ele mesmo quis ficar na beirada da pista observando o carro de Schumacher e voltou aos boxes com a certeza absoluta de que a Benetton tinha algum tipo de reprodução do controle de tração. "Eu tenho certeza disso, tenho que lutar contra um carro ilegal, então tenho que passar do limite", disse Senna.

Isso, de certa forma, foi retratado na série no episódio final, quando a personagem fictícia Laura Harrison diz a Senna que sabia quando ele estava na pista na época em que o piloto ainda estava no kart apenas pelo barulho do motor e ouve dele: "Então você deve perceber a diferença". Enquanto isso, Michael Schumacher está andando na pista.

Williams de 94 foi 'grande arrependimento' de Adrian Newey

Essa mudança de regulamento entre 93 e 94 atingiu em cheio a Williams, que foi a pioneira no uso avançado da eletrônica nos carros, algo fundamental para as temporadas dominantes de 1992 e 1993 que atraíram Senna ao time.

Até por causa disso, a Williams foi mais prejudicada. Anos depois, o projetista do carro, Adrian Newey, que se tornou o maior vencedor de todos os tempos da F1, se disse culpado pelo projeto ruim:

Eu errei completamente a aerodinâmica quando tive de voltar para a suspensão passiva. Era um carro aerodinamicamente instável. Era um carro muito, muito difícil de pilotar e, quanto mais ondulado o circuito, pior era. E Imola era uma pista muito ondulada.

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FIA encontrou ilegalidades, mas não o controle de tração

Mas foi só em junho que a FIA passou a agir. A entidade ordenou que Benetton, McLaren e Ferrari entregassem seus programas de computadores e contratou uma empresa de fora para verificar os sistemas.

Isso se tornou uma novela até que essa empresa conseguiu encontrar um diretório que estava escondido no meio da programação e que permitia que o piloto apenas acelerasse o máximo possível nas largadas, com os computadores cuidando do resto para o carro não derrapar. A Benetton não negou a existência desse controle de largada, mas disse que isso nunca foi usado durante as corridas e que só estava no sistema porque seria muito difícil tirá-lo. E a FIA aceitou a justificativa.

O controle de tração em si nunca foi encontrado. Mas não dá para cravar que Senna estivesse errado, porque o uso dessa tecnologia na F1 ainda estava engatinhando e a FIA, reconhecendo que tinha dificuldades de policiar o uso da eletrônica nos carros, acabou liberando as ajudas eletrônicas em 2001. Isso só foi revisto em 2008, quando todos passaram a ser obrigados a usar a mesma "caixa preta", que não é mais manipulada pelas próprias equipes.

A Benetton, contudo, teve que fazer uma mudança, na bomba de combustível. O reabastecimento tinha voltado às corridas naquele ano, e depois de um grande incêndio em um pit stop de Jos Verstappen, companheiro de Schumacher, foi comprovado que a Benetton tinha removido um filtro para que o combustível entrasse no carro mais rapidamente.

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