Rival de Bortoleto é confirmado na RB e grid da F1 para 2025 está completo
Depois de confirmar que Sergio Perez rompeu seu contrato e que Liam Lawson será seu substituto para formar dupla com Max Verstappen em 2025, a Red Bull anunciou que vai promover Isack Hadjar para a vaga do neozelandês em sua equipe B, a RB. O francês de 20 anos esteve na disputa pelo título da Fórmula 2 com o brasileiro Gabriel Bortoleto até a última etapa e ficou com o vice.
O francês de origem argelina comprovou nas categorias de base que é um piloto bastante rápido, e ao mesmo tempo muito agressivo, o que lhe rendeu alguns altos e baixos nos dois anos que fez na Fórmula 2 e também na temporada de Fórmula 3 em 2022.
Mesmo sendo o último piloto confirmado no grid de 2025 da F1, Hadjar tem mais experiência que Bortoleto em carros da categoria, tendo participado de testes e também de duas sessões de treinos livres durante finais de semana de GP, algo que o brasileiro não teve a oportunidade de fazer.
Hadjar completa o sexteto de pilotos que farão sua primeira temporada completa, um ano depois de o grid da Fórmula 1 não ter sofrido nenhuma mudança em relação ao ano anterior pela primeira vez em seus 74 anos de história. O francês junta-se a Bortoleto e Kimi Antonelli como estreantes, em uma lista que conta ainda com o próprio Lawson, que fez 11 GPs ao longo de dois anos, Oliver Bearman, que fez três corridas, e Jack Doohan, que fez apenas um GP na F1.
Isso por um lado era inevitável depois da falta de renovação de 2024, mas tem também a ver com a janela de oportunidade que as equipes encontraram de fazer grandes mudanças um ano antes da adoção de um novo regulamento técnico, em 2026, e também pela chegada de uma geração promissora, como aconteceu em 2019, ano de ingresso de Russell, Norris e Albon.
Mas as mudanças na formação do grid vão bem além da chegada dos novatos. Os movimentos começaram cedo, com Hamilton deixando a Mercedes um ano antes do final de seu contrato e trocando o time que defende desde 2013 pela Ferrari. E, na segunda metade do pelotão, Hulkenberg trocou a Haas pela Sauber, abrindo espaço para Ocon.
Entre os pilotos que saíram, Logan Sargeant foi substituído ainda no meio do ano e não tem perspectiva de voltar à F1, assim como Daniel Ricciardo. Kevin Magnussen também se despediu de vez. Valtteri Bottas será piloto reserva da Mercedes e Guanyu Zhou tenta ter papel semelhante. E Perez estaria negociando para correr no endurance.
Quem serão os pilotos da temporada 2025 da F1
McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
Ferrari: Charles Leclerc e Lewis Hamilton
Red Bull: Max Verstappen e Liam Lawson
Mercedes: George Russell e Andrea Kimi Antonelli
Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
Alpine: Pierre Gasly e Jack Doohan
Haas: Esteban Ocon e Oliver Bearman
RB: Yuki Tsunoda e Isack Hadjar
Williams: Alex Albon e Carlos Sainz
Sauber: Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.