Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

McLaren é a primeira a colocar carro novo na pista em busca do bicampeonato

Os atuais campeões de construtores começaram na frente na temporada 2025 da Fórmula 1 ao ser a primeira equipe a colocar o carro na pista, em Silverstone, em um teste curto somente para checar se está tudo funcionando, antes do início de verdade da pré-temporada dia 26 de fevereiro. Tanto Lando Norris quanto Oscar Piastri tiveram a chance de sentir como é o novo carro.

Só ficou faltando saber como será a nova pintura, embora não deva haver grandes mudanças em relação ao ano passado. Como este primeiro teste aconteceu antes do lançamento oficial da temporada, que será em um grande evento nesta terça-feira (18), em Londres, a opção foi por usar uma pintura diferente apenas para este evento.

A McLaren foi a equipe que mais cresceu nos últimos anos, e ainda por cima tem dois pilotos jovens e talentosos. Lando Norris aprendeu muito em 2024 e vai querer desafiar de fato Max Verstappen, enquanto o brilhante Oscar Piastri continua evoluindo em sua terceira temporada na F1.

"Este ano será mais competitivo do que nunca, então temos muito a fazer para conseguir manter nosso título de construtores e também lutar pelo de pilotos", disse Lando Norris. "O clima na fábrica está positivo, mas focado. Estamos todos ansiosos para colocar o carro na pista no Bahrein antes da nossa estreia competitiva na Austrália e para ver onde nos destacamos entre as outras equipes. Está se preparando para ser uma temporada emocionante."

Seu companheiro, Piastri, lembrou que ainda está evoluindo, entrando em sua terceira temporada como titular. "As diferenças na ponta do grid provavelmente serão incrivelmente pequenas, mas estou animado com o espaço para evolução que tenho após duas temporadas no esporte. Ganhar grandes prêmios no início da minha carreira me deu o gosto pelo sucesso e quero muito mais."

Lando Norris (inglês, 25 anos)
Melhor resultado na F1: 1º (quatro vezes)

Continua após a publicidade

Oscar Piastri (australiano, 23 anos)
Melhor resultado na F1: 1º (duas vezes)

Nome do carro: MCL39
Motor: Mercedes
Posição em 2024: campeões

O que sabemos do carro novo

A McLaren colocou seu novo carro na pista em Silverstone nesta quinta-feira (13), saindo na frente dos rivais. A Mercedes, por exemplo, preferiu ganhar mais duas semanas de desenvolvimento e só vai para a pista perto da pré-temporada, já no Bahrein, com o risco de ter menos tempo de reagir caso algo não saia como planejado logo de cara.

O CEO Zak Brown já tinha adiantado que o time estava assumindo um "risco corajoso", com um carro "bastante extremo", mesmo tendo conquistado o primeiro título de construtores desde o final dos anos 1990.

Mas eles têm motivos para isso. Primeiro, está claro que a McLaren vem desenvolvendo peças que funcionam na prática quando são colocadas na pista, até porque eles saíram da última colocação no início de 2023 para conquistar o título, e têm um túnel de vento bem mais novo que o equipamento dos rivais diretos.

Continua após a publicidade

E também porque, para o desenvolvimento do que veremos na pista no início de 2025, eles ainda puderam usar sua alocação mais generosa de desenvolvimento aerodinâmico, pois estavam em terceiro lugar quando as cotas do segundo semestre de 2024 foram definidas.

Então faz sentido usar isso para começar 2025 com um carro com mudanças importantes, tentando dar um passo adiante buscando começar o ano com vantagem sobre os rivais

Outro ponto levantado pelo time é a aposta de que será possível testar conceitos para 2026 usando o carro deste ano, e isso explica parte das mudanças.

Pelo que vão brigar em 2025

Pilotos Lando Norris e Oscar Piastri celebram com os membros da McLaren o título do Mundial de Construres da F1
Pilotos Lando Norris e Oscar Piastri celebram com os membros da McLaren o título do Mundial de Construres da F1 Imagem: ANDREJ ISAKOVIC/AFP

É impossível não colocar a McLaren na luta pelo título. A organização como um todo aprendeu muito com os erros que fizeram com que algumas vitórias que pareciam garantidas no papel escapassem, pela estratégia, procedimentos de largada ou inexperiência dos pilotos disputando resultados importantes.

Continua após a publicidade

A dúvida que fica é de como será a dinâmica entre os pilotos Norris e Piastri. Esta será a terceira temporada do australiano, que volta e meia impressiona muito os engenheiros da McLaren, mas que ainda não tem a mesma consistência do britânico, que está começando sua sétima temporada na F1.

A tendência é que, com a evolução de Piastri, eles comecem a disputar entre si, em um cenário que também é diferente para a equipe em si, pois a história de que a prioridade total era o título de construtores, usada ano passado para tirar o time da fila, perde força em 2025. Norris sente que falhou na primeira chance que teve de disputar com Verstappen e vai querer mudar essa história neste ano.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.