GP da Austrália: Datas, horários e tudo sobre a 1ª etapa da temporada da F1
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O campeonato de 2025 da Fórmula 1 começa neste fim de semana com o GP da Austrália, marcando a volta do Brasil ao grid da categoria com um piloto titular. Gabriel Bortoleto, atual campeão da Fórmula 2, vai correr pela Sauber, equipe que foi a última colocada ano passado e que passa por um período de reconstrução antes de se tornar o time de fábrica da Audi.
Além de Bortoleto, outros cinco pilotos vão começar sua primeira temporada completa na F1, em um grid bastante modificado em relação ao ano passado.
Na briga pela vitória, as performances da pré-temporada indicam que a McLaren pode começar o ano com certa vantagem, com a Ferrari de Lewis Hamilton e Charles Leclerc tendo demonstrado bom desempenho também. E a surpresa do início do ano deve ser a Williams, liderando o segundo pelotão.
Como acompanhar o GP da Austrália:
Quinta-feira, 13 de março
Treino livre 1, das 22h30 às 23h30: BandSports, site da Band, BandPlay (transmissão começa às 22h20)
Sexta-feira, 14 de março
Treino livre 2, das 2 às 3h: BandSports, site da Band, BandPlay (transmissão começa à 1h50)
Treino livre 3, das 22h30 às 23h30: BandSports, site da Band, BandPlay (transmissão começa às 22h20)
Sábado, 15 de março
Classificação, das 2h às 3h: TV Bandeirantes, BandSports, site da Band, BandPlay (transmissão começa 1h30)
Domingo, 16 de março
Corrida, a partir da 1h: TV Bandeirantes, BandSports, site da Band, BandPlay, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM (transmissão começa à 0h30)
Raio-X do Circuito Albert Park
Distância: 5.278 m
Número de voltas: 58
DRS - 2 zonas de detecção e 4 de ativação
DRS 1: Detecção antes da curva 7 e ativação entre as curvas 8 e 9 e 10 e 11
DRS 2: Detecção na curva 13 e ativação na reta principal e entre as curvas 2 e 3
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)
Características do Circuito Albert Park

A pista de Melbourne passou antes da corrida de 2022 por sua maior mudança desde que entrou no campeonato em 1996. Algumas curvas foram alargadas, mas a principal mudança foi a remoção da chicane rápida, adicionando uma seção de velocidade mais alta na pista.
A ideia era aumentar o número de ultrapassagens e isso aconteceu (subiu de 13 em 2019 para uma média acima de 30 nos anos seguintes. A pista tem um recorde de quatro zonas de ativação da asa traseira, para ajudar os carros a se manterem próximos.
No entanto, depois de acidentes ano passado na curva 6, uma das que se tornaram muito mais rápidas, foram feitas mudanças nas zebras para evitar que os pilotos percam o controle do carro.
Essas mudanças tornaram o circuito muito mais veloz, mesmo adicionando 28m à pista. A pole de 2022 foi 3s mais rápida que em 2019, mesmo com um carro que foi 2 a 3s mais lento que o de 2019 em outras pistas. Outra alteração foi no asfalto, totalmente refeito, removendo as ondulações.
Como foi o GP da Austrália de 2024
Pole position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min15s915
Pódio:
1º Carlos Sainz (ESP/Ferrari) - 1h20min26
2º Charles Leclerc (MON/Ferrari) +2s366
3º Lando Norris (ING/McLaren) +5s904
Duas semanas após uma operação de apendicite, Carlos Sainz venceu o GP da Austrália ajudado pelo abandono precoce de Verstappen devido a problemas de freio e pela falta de ritmo de Perez.
Mas também é verdade que a Red Bull enfrentou desafios para encontrar o equilíbrio certo para seu carro, e Perez sofreu com o graining severo dos pneus, não entrando sequer pela luta pelo pódio, com Leclerc chegando em segundo e Norris em terceiro.
A disputa do monegasco foi com as McLaren. Mesmo adotando estratégias diferentes (Piastri parou antes, Norris tentou um overcut), eles não tiveram ritmo para superá-lo.
A Mercedes teve um abandono duplo: Hamilton teve quebra de motor e Russell bateu no final, justamente na curva que passou por alterações antes da corrida deste ano.
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