'Prefiro bater buscando o limite do que terminar em último', diz Bortoleto
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O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou sua primeira corrida na Fórmula 1 no muro em uma etapa com chuva na Austrália, em que apenas 14 pilotos cruzaram a linha de chegada. Ele disse após a prova que cometeu um erro tentando recuperar o tempo perdido com um Safety Car, embora, por toda a prova, ele tenha reclamado com a equipe de um problema no freio, confirmado pela equipe.
"Prefiro bater do que ficar dando voltas como um passageiro e terminar em último. Prefiro levar o carro ao limite e dar o meu melhor", disse ele após a estreia.
Nas entrevistas logo após sair do carro, ele não citou o problema, do qual reclamou desde a primeira volta da prova. A equipe chegou a confirmar para ele que havia algo de errado, instruindo-o a mudar repetidamente configurações em seu volante para resetar o sistema. Mas depois a Sauber confirmou ao UOL Esporte que ele estava tendo que contornar um problema com os freios, embora isso não tenha afetado a batida em si, que não aconteceu em uma zona de freada forte.
"Obviamente, não foi um começo fácil. Eu diria que foi um bom fim de semana no geral, por cada aprendizado que tivemos. Infelizmente, não terminou como esperávamos. Peço desculpas pelo meu erro. Tentei recuperar um pouco o que perdemos no Safety Car. É apenas o começo de uma longa temporada."
Até a batida, Bortoleto vinha andando em ritmo semelhante ao de Nico Hulkenberg, que largou atrás do brasileiro, mas recuperou a posição na primeira volta.
A diferença entre os dois ficou estável, em cerca de dois segundos, até que um Safety Car foi acionado no momento em que a pista estava secando, trazendo quase todos os pilotos para os boxes.
Bortoleto teve que esperar a parada do alemão, e voltou à pista atrás do carro do SC. Com isso, ele teve pouco tempo para recuperar a volta e se juntar ao final do pelotão quando foi liberado para ultrapassar o SC, e viu a diferença para Hulkenberg aumentar para 12s.
"Fiquei muito perto do Nico durante toda a corrida nos intermediários. E então fomos para os boxes e fizemos a parada dupla eu perdi muito. São coisas que podem acontecer em uma corrida. Mas o ritmo estava bom. Eu estava bem. Eu estava me sentindo bem com o carro", contou o brasileiro.
Algumas voltas depois, começou a chover forte, e Bortoleto foi um dos pilotos que pararam, o que foi a decisão correta, tomada pela equipe, naquele momento. Mas ali ele perdeu ainda mais tempo, já que teve que pagar uma punição por ter sido liberado da primeira parada em cima de outro piloto nos boxes, o que é uma falha da equipe.
Nesse momento da prova, alguns pilotos decidiram não parar, e Hulkenberg ganhou posições com a tática correta da Sauber com ambos os carros. O alemão terminou em sétimo. "Nico marcou alguns bons pontos e estou muito feliz pela equipe. Estou ansioso para a China agora. Tiramos alguns pontos positivos deste fim de semana. E Aprendemos com os negativos."
Sem citar problemas com o carro, Bortoleto assumiu totalmente a culpa pelo acidente. "Quando você roda, tudo pode acontecer. Se eu tivesse mais alguns metros, dava para fazer um 360 e voltar e estaria tudo bem. Mas isso não aconteceu. E condições como essas são sempre difíceis, especialmente quando você não tem uma margem segura na liderança, por exemplo.Quando você está dando tudo de si e buscando os limites em condições como essa, a chance de erros acontecerem é alta. E, obviamente, não tenho orgulho disso. Não tenho orgulho de cometer meus erros, mas não é que eu vá ficar aqui chorando por isso", disse ele.
Bortoleto comentou ainda que é positivo para ele ter tido a experiência de pilotar no molhado com esses carros. "Em algum momento você precisa pilotar no molhado para sentir esse tipo de carro e ficar mais confiante com ele. Porque eu acho que quando você fica confiante com o carro no molhado, é muito mais fácil também no seco, porque essas são as condições mais difíceis que existem. Acho que estava fazendo um trabalho bem decente. Temos boa velocidade e qualidade na corrida foi boa."
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