Uma quebra de suspensão causou acidente de Bortoleto? Sauber diz que não
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A estreia de Gabriel Bortoleto não foi como ele esperava, terminando com um acidente na volta 46 em uma corrida complicada pela chuva e que teve apenas 14 carros cruzando a linha de chegada. Ele rodou e, antes de chocar-se com o muro, foi possível ver que a suspensão traseira direita estava quebrada.
O diretor técnico da equipe, James Key, explicou em entrevista acompanhada pelo UOL após a prova que o mais provável é que essa quebra tenha sido consequência da maneira como ele rodou, e não a causa.
"Não há evidências de que isso tenha causado o problema. Quando você freia para trás em uma suspensão, é completamente na direção inversa. Então, era o lado que estava na pista e estava freando com bastante força. Isso pode gerar uma quebra, mas estamos analisando. Não há evidências de que a suspensão tenha sido a causa da rodada. Então, é apenas um efeito colateral."
Desde a primeira volta, Bortoleto vinha reclamando de problemas nos freios, e Key admitiu que "claramente havia um problema de sistema, com o qual ele lidou muito bem. E sim, ele fez alguns bons tempos de volta, apesar do fato de que ele continuou tendo que redefinir as coisas no volante para os freios. Mas, naquela curva em que ele bateu, não se freia muito".
"Fiquei muito impressionado com Gabriel", diz Key
Mesmo com o acidente no final e também com uma escapada na classificação quando já estava no Q2, James Key se disse impressionado com o primeiro final de semana de Bortoleto tanto pelo ritmo forte que demonstrou em alguns momentos, quanto pela determinação e vontade de aprender.
"Foi uma pena no Q2. Precisávamos de apenas um décimo abaixo do tempo de volta do Q1 para desafiar as Alpines logo à nossa frente. Ele estava forçando muito na última volta e teve aquele momento na curva 4, passando da zebra. Acho que se ele tivesse conseguido acertar, teríamos uma chance de estar um pouco mais à frente. E na corrida, seu ritmo às vezes era muito, muito forte", disse Key, um dos profissionais que apostaram no projeto da Audi vindos da McLaren.
"E a determinação pelo rádio foi realmente encorajadora. Fiquei muito impressionado com ele neste fim de semana."
O britânico usou como exemplo a resposta que Bortoleto deu durante a reunião com os engenheiros sobre a expectativa de fazer sua estreia com chuva, um cenário em que é muito mais fácil cometer erros. "Ele estava muito animado para fazer isso. Porque o ponto de vista dele era que ele queria ter esse tipo de experiência o mais rápido possível e aprender o que puder. É um tipo de atitude bastante impressionante. E você podia sentir isso durante a corrida. Ele estava tão faminto por informações sobre o que estava acontecendo ao redor dele e assim por diante."
Sobre o acidente, Key disse que "era muito fácil errar" em uma corrida como a de Melbourne. "Mas ele teve uma pilotagem bem limpa por muito tempo, o que é muito bom."
No paddock, Bortoleto começa a chamar a atenção
Pode parecer estranho, mas mesmo os dois títulos seguidos na Fórmula 3 e na Fórmula 2, ambos conquistados como estreante, não foram suficientes para o mundo da Fórmula 1 criar uma grande expectativa para a estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto. Parte pela pouca experiência dele com carros da categoria antes deste fim de semana, parte pela expectativa de mais um ano difícil para a Sauber, na última temporada de transição antes da equipe se tornar o time de fábrica da Audi. Mas as opiniões começaram a mudar depois de vários sinais de maturidade que ele mostrou ao longo do final de semana de estreia.
Tudo começou com a resposta a Helmut Marko, consultor da Red Bull, que tinha colocado-o como um piloto nível B, aquele que vai ficar um tempo no grid, mas sem conquistas importantes. Bortoleto salientou que não podia dizer nada para convencê-lo do contrário, mas que o faria na pista. Lembrou que Marko, que tem como responsabilidade escolher pilotos para a Red Bull, já acertou e já errou, e ele provaria que seria um de seus erros. E, por final, lembrou que bateu pilotos escolhidos por Marko para ser campeão na F3 e F2.
Todos fatos inegáveis, que foram relembrados pela imprensa internacional quando ele passou para o Q2, ao contrário do companheiro bem mais experiente Nico Hulkenberg. Embora vários pilotos que mudaram de equipe, como Hulkenberg, tenham tido dificuldade com seus companheiros, o fato de Bortoleto ser um novato - e o menos experiente deles - fez com que ele se tornasse uma das surpresas da classificação, junto de Yuki Tsunoda, quinto com a Racing Bulls.
Mesmo assim, suas declarações pós-classificação demonstravam mais o descontentamento com o erro cometido no Q2, impedindo-o de marcou um tempo competitivo, do que qualquer empolgação por ter alcançado o Q2 com a Sauber. Ao UOL Esporte, ele disse inclusive que não queria ficar vendo classificação de fora da pista, ou seja, quer mesmo é chegar sempre ao Q3, uma meta pra lá de ambiciosa para quem está na equipe que segurou a lanterna em 2024. Depois da corrida, disse que preferia bater andando forte do que ser dominado pelo carro e ficar passeando na última posição.
A Sauber não é mais a mesma que se arrastava no fim do grid. As contratações de profissionais de equipes grandes estão surtindo efeito, e todo o investimento para preparar a entrada dos alemães acaba influindo positivamente no rendimento nesta temporada também.
Tanto, que Key, quando perguntado pelo UOL Esporte sobre a expectativa para a China, especialmente após Hulkenberg conseguir um sétimo lugar, já conquistando mais pontos para o time do que eles conseguiram em todo o ano de 2024, disse que, no mínimo, a equipe tem que pensar em colocar ambos os pilotos no Q2. "E então buscar pontos. Se você passa para o Q2 e vai bem na corrida, você pode fazer isso. Mas eu também diria que isso não é tão óbvio no momento. Houve alguns indicativos de que o pelotão está ainda mais apertado nessa região do que no ano passado. São vários carros divididos por centésimos."
4 comentários
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Vinicius Klagenberg
Também acho que quebrou depois, mas o fato de ter quebrado no asfalto sem forçar nada, mostra que a suspensão é um ponto sensível do carro
Dorival Santos Scaliante
A W1LL1ams disse a mesma coisa sobre a barra de direção do carro de Senna.
Marco Romanelli
"Explicação" esfarrapada essa... "frear para trás" eforça a suspensão no mesmo sentido das arrancadas e essa geringonça tem que aguentar isso... mas se a pobre suspensão da Sauber não resiste a uma rodada toda no afalto, é melhor o responsável enrolar mesmo...