Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Verstappen: Volta do motor V10 me deixaria na Fórmula 1 por mais tempo

Não se sabe se há uma discussão realmente séria ou se é mais uma proposta com motivações puramente políticas, mas há um papo insistente de tentar trazer de volta à Fórmula 1 o barulhento motor V10, que não é usado há 20 anos na categoria. Entre os pilotos, Lewis Hamilton e Max Verstappen pareceram os mais empolgados com a conversa, com o tetracampeão chegando a dizer que correr com o V10 poderia alongar sua carreira na categoria.

"Definitivamente seria mais empolgante do que a gente tem agora", disse Verstappen. "Não faço as regras mas, puramente pela emoção do esporte, V10 é definitivamente muito melhor do que o que a gente tem agora. Lembro quando era criança, de ouvir o barulho dos motores. Mesmo que a velocidade fosse menor, a sensação que você tem vinda de um motor assim é algo que não dá para descrever."

Lewis Hamilton concordou com Verstappen. "Não é segredo que um V6 nunca soou muito bem", disse o heptacampeão. "Lembro-me da primeira vez que fui a uma corrida de Fórmula 1 em 1996 em Spa. E lembro-me de chegar lá e Michael passar pela curva 1, um com 13 ou 12 anos, e minha caixa torácica simplesmente vibrou. Foi a coisa mais incrível que já tinha sentido ou ouvido. E ao longo dos anos perdemos isso. Então, se formos capazes de voltar para aqueles motores de som incrível e também de atingir as metas sustentáveis, por que não? Esses motores V6 são maiores, mais pesados. E não sei se eles são tão sustentáveis por causa das baterias".

A Fórmula 1 primeiro mudou dos motores V10 para os V8, começando a eletrificação em 2009. Mas foi em 2014 que a categoria passou por sua grande revolução, adotando um motor híbrido V6 turbo, usado até hoje, e que passará por uma alteração importante em 2026, passando a ser movido por combustível 100% vindo de fontes renováveis.

Foi uma mudança importante para que a F1 continuasse relevante para o mercado automotivo. Após o anúncio das mudanças de 2026, entraram Audi, Ford e General Motors, demonstrando que o caminho é o correto desse ponto de vista. Porém, a questão do som dos motores V6 volta e meia gera discussões, e o peso desses motores e suas baterias é outro ponto importante, que traz desdobramentos para os carros.

Para Alonso, os tempos são outros

É por tudo isso que Fernando Alonso, o único piloto do atual grid que estava na F1 na época dos V10, não acredita na sua volta.

"Obviamente, adoro a era V10 e V8 e o som desses carros de que todos nós sentimos falta. Ao mesmo tempo, estamos em um mundo diferente agora. A tecnologia evoluiu e agora temos motores incrivelmente eficientes que usam cerca de um terço do combustível que costumávamos usar. Como pilotos, queremos apenas correr com os carros mais rápidos possíveis, independentemente do motor. Talvez os fãs também tenham algo a dizer. Mas também não podemos ir contra o nosso tempo e nossa era híbrida. Não podemos esquecer o quão eficientes os carros são agora em comparação com o passado."

Alonso fez a comparação com as mudanças que a F1 fez em nome da segurança. "É como dizer que poderíamos correr sem o Halo e tornar os carros mais perigosos e mais adrenalina para os fãs. Não faz sentido. Nós seguimos em frente com certas coisas, e o que temos agora é uma Fórmula 1 muito boa e um momento muito bom para o esporte."

Continua após a publicidade

Nas últimas semanas, o primeiro a citar a volta dos V10 foi o presidente da FIA, Mohammad ben Sulayem. Depois, o CEO da F1, Stefano Domenicali, também se disse a favor do retorno, em um raro momento em que a FIA e a F1 estiveram alinhadas nos últimos tempos.

Mas é algo que teria que funcionar para as montadoras, que estão investindo alto no motor de 2026 e muito provavelmente não apoiariam outra mudança em um futuro próximo. "Eu acho que é só barulho", definiu Nico Hulkenberg, em uma brincadeira pelo motivo para essa conversa voltar e também querendo dizer que se trata apenas de um ruído.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

3 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Galindo Hernandez

Estamos na época da Internet... Por que não uma campanha mundial do público entrando aos milhares nas redes sociais da FIA pedindo ( ou exigindo ) a volta dos motores V10... ??? O som dos V10 era uma das melhores coisas da Fórmula 1...

Denunciar

Paulo Cezar Ribeiro

Maravilha o som dos  motores V10 "estourando" nas reduzidas de marchas  e ultrapassagens.  Pirava em Interlagos ouvindo esse "música" Maravilhosa.

Denunciar

Pedro Jaime Ziller de Ara Jo

Ótima ideia Galindo. Vamos nessa.

Denunciar