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Bortoleto diz que Ferraris atrapalharam em treino de classificação na China

O brasileiro Gabriel Bortoleto vai largar na 19ª colocação no GP da China depois de não conseguir melhorar o tempo de volta no final do Q1, sendo eliminado logo de cara pela primeira vez na curta carreira na F1. Ele tinha conseguido levar a Sauber até o Q2 na estreia, na Austrália, e também na classificação da sprint, na última sexta-feira, já na China.

O piloto vinha andando no mesmo ritmo do companheiro Nico Hulkenberg, com um décimo separando os dois após a segunda tentativa de ambos. Neste momento do classificatório, ele era o 14º, e estaria passando para o Q2. Porém, quando voltou à pista para a tentativa final, ficou preso atrás das duas Ferrari na volta de preparação de seu pneu.

Bortoleto explicou que a Sauber não esperava que as Ferrari fizessem duas voltas de preparação de pneu ao invés de uma, e por isso o liberou no trânsito. Sem a preparação ideal, ele não conseguiu melhorar o tempo no final do Q1, quando a pista estava melhor. Outros foram evoluindo e ele ficou à frente somente de Liam Lawson, que vem tendo um péssimo começo de ano com a Red Bull.

O carro de Bortoleto não estava 100% também para classificação depois do toque que ele sofreu de Jack Doohan durante a sprint. "Com isso, o carro não estava ideal para a classificação e isso prejudicou um pouco a performance."

O que aconteceu

O brasileiro explicou que a Sauber o liberou no meio do trânsito das duas Ferrari. Bortoleto disse que Hamilton o passou no fim da volta de aquecimento e isso prejudicou sua preparação.

Bortoleto acredita que o ritmo do carro estava bom para buscar o Q2 mais uma vez — e até o Q3. Na classificação para o GP da Austrália, ele ficou em 15º. No grid da sprint na China, tinha sido 14º.

Eu peguei muito trânsito na pista com as Ferraris fazendo uma volta de preparação que acho que a gente não esperava. Fiquei trancado atrás deles durante toda a volta e não tive como aquecer os pneus. O Lewis me ultrapassou perto do fim da volta e eu literalmente tive que pisar nos freios para ter um espaço para ele. Comecei completamente fora da janela e, mesmo assim, consegui repetir o tempo que já tinha feito. Mas não era o ideal, não consegui melhorar.

Eu conseguiria ir para o Q2, com certeza. Foram dois décimos [a diferença]. Não seria difícil de tirar, com certeza. Talvez para o Q3, com uma volta decente. [...] Fizemos algumas mudanças [da sprint para o treino]. Tivemos algum dano [com o toque do Doohan]. Então, não sabíamos como o carro estaria. É uma pena.
Gabriel Bortoleto

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O piloto da Sauber esclareceu ainda ao UOL Esporte o que aconteceu quando o sistema que mantém o motor funcionando quando ele está para morrer, o anti-stall, foi acionado nas voltas finais da sua corrida sprint.

"Desceu muito o RPM do motor. O Bearman parou muito para não tocar no carro da frente, e eu também parei muito para não bater nele. Acabou que entrou o anti-stall automático. É uma reação muito rápida, não deu nem tempo de deu abaixar para a segunda marcha. É uma pena porque a gente perdeu uma posição ali, mas acontece."

Com o tempo perdido ali, Bortoleto acabou ficando exposto ao ataque de Jack Doohan, que mergulhou por dentro e tocou na Sauber. O australiano levou 10s de punição e teve dois pontos adicionados a sua carteira. "Ele pediu desculpa. Disse que, se não tivesse travado o pneu, teria batido no Ocon também. Então ele acabou batendo só em um carro ao invés de dois."

Perguntado pelo UOL Esporte sobre como tem sido disputar posição com os pilotos da F1 em comparação com como era na F2, categoria que ele venceu ano passado, Bortoleto disse que os pilotos da F1 são "menos agressivos, mas são inteligentes. Acho que não é muito diferente de correr na Fórmula 2. Obviamente tem muita experiência, o pessoal sabe o que está fazendo. Isso que é a parte boa."

O GP da China é na madrugada de amanhã (23). A largada no Circuito Internacional de Xangai é às 4h (de Brasília).

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