Depois de Muricy, Diniz ganha apoio público de Ceni. E agora?
Em uma ótima entrevista ao programa Bem Amigos, do Sportv, Rogério Ceni declarou apoio público ao trabalho de Fernando Diniz no São Paulo. Mais do que isso... Disse que, fosse o novo presidente do clube (a eleição é no fim deste ano), manteria Diniz no comando técnico da equipe em 2021. Qual o peso desta frase de Rogério às vésperas do embate político no Morumbi e às vésperas do confronto entre o Fortaleza (de Ceni) e o São Paulo (de Diniz) pela Copa do Brasil?
Pode soar como estratégia, se levarmos em consideração apenas o jogo entre os times pela Copa do Brasil. Aliás, Fernando Diniz venceu todas as partidas contra Rogério Ceni até o momento quando se encontraram...
Mas quem viu o Bem Amigos ao vivo pôde perceber que o "afago" de Ceni ao colega de profissão vai além disso. Principalmente por três motivos. O primeiro deles: Rogério Ceni de fato enxerga virtudes nos sempre discutíveis métodos de Diniz (seu modelo de jogo é outro, mas ele admira certas marcas do "Dinizismo", como a posse de bola, a busca pelo jogo bonito etc). Segundo motivo: Diniz, assim como ele, faz parte da nova geração de treinadores brasileiros em busca da afirmação e de uma certa revolução de ideias; Terceiro motivo; Rogério Ceni jamais vai se sentir ameaçado por Fernando Diniz quando o terreno é o São Paulo Futebol Clube. O colega não tem como roubar o seu posto de Mito. Como jogador, treinador, ídolo.
Mas vamos tentar analisar agora o lado de Fernando Diniz depois das declarações de Ceni. Depois de duas vitórias reabilitadoras no momento em que vivia sua mais profunda crise no São Paulo, Fernando Diniz recebe o respaldo de "quem faltava". Ele já tinha o aval óbvio de Raí, principal mentor de sua contratação e que insistiu em mante-lo contra tudo e contra todos. E tinha também o apoio de Muricy Ramalho, há tempos. Muricy, por sinal, também participou do Bem Amigos com Rogério Ceni. Bem... Raí, Muricy e Rogério Ceni são os maiores são-paulinos vivos. Ter o "sim" dessas três figuras não é pouca coisa; mesmo que o torcedor ainda esteja relutante.
A palavra de Ceni é a mais relevante no momento. Porque simplesmente ele é a principal sombra ao trabalho de Fernando Diniz. Seja na quarta-feira pela Copa do Brasil, no ano que vem, como principal técnico da nova geração ou no coração do são-paulino. Mais: a declaração no Bem Amigos pode sim ter peso na decisão do próximo presidente do São Paulo. Tem o confronto entre Fortaleza e São Paulo pelo caminho, tem muito jogo, muito campeonato até dezembro. Mas sinais importantes foram dados...
O favorito a vencer as eleições no Morumbi, Julio Casares, já acenou com um convite a Muricy para o ano que vem, como coordenador técnico. Está em dúvida em relação ao treinador. Deixa escapar que, se o São Paulo de Diniz estiver na posição em que está (entre os 4 do Brasileiro e classificado na Copa do Brasil), não fará mudanças na comissão técnica. E a declaração de Ceni pode reforçar essa posição. Dar respaldo a ela. Facilitar as coisas.
Deixo, por fim, duas perguntas para vocês - e não para o próximo presidente do São Paulo. Quem é melhor treinador neste momento? Quem você contrataria para seu time? Rogério Ceni ou Fernando Diniz? (Por Arnaldo Ribeiro)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.