Topo

Posse de Bola

Palmeiras deve um técnico gringo à torcida desde 2014

Colunista do UOL

15/10/2020 10h15

O Palmeiras está em busca de novo treinador após a saída de Vanderlei Luxemburgo. E uma coisa me parece certa: esse novo comandante deve vir do exterior. Os motivos são diversos...

Desde o ano passado os gringos vêm dando as cartas no futebol brasileiro. 2019 foi o ano de Jorge Jesus e de Jorge Sampaoli. 2020 está sendo o ano de Domenec, Sampaoli e Coudet. O Vasco acaba de apostar em Sá Pinto, outro técnico português. Existe uma clara "tendência". Mas o Palmeiras tem seus motivos particulares para trazer um técnico de fora depois de ter sondado Sampaoli e fechado com Luxemburgo no fim do ano passado.

A dívida do Palmeiras para com sua torcida passa pelo treinador estrangeiro. E ela vem desde 2014.

Em 2014, ano da Copa no Brasil e dos 7 x 1, o Palmeiras teve seu último técnico não brasileiro: o argentino Ricardo Gareca. Era a época do Palmeiras "pobre". Sem estádio, sem elenco. Gareca teve míseras condições de trabalho e foi mandado embora. De lá para cá, o Palmeiras enriqueceu e se tornou um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Casa própria, patrocinador forte, jogadores caros, ótima categoria de base, excelente infra-estrutura.

Ricardo Gareca mostrou-se muito bom treinador, levando a seleção peruana à Copa. E o Palmeiras segue em dívida com os gringos e com seus torcedores. Se modernizou fora de campo, mas não dentro

De Gareca até Luxemburgo, foram dez treinadores. Todos brasileiros. ídolos do clube, como Felipão, desconhecidos como Eduardo Baptista. Alguns fizeram sucesso, como Cuca. Mas foram poucos.

Se quiser voltar a bater de frente com os principais rivais no campo, e falo de Flamengo, Atlético, Inter, etc, o Palmeiras precisa de um técnico à altura dos técnicos adversários. E esse técnico tem de vir de fora do país. Concordam? (Por Arnaldo Ribeiro)