Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Neymar cai 73% de valor em cinco anos, indica proposta do Chelsea

Colunista do UOL

16/02/2023 13h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A sondagem do Chelsea para tirar Neymar do Paris Saint-Germain e o preço especulado de 60 milhões de euros (R$ 334 milhões pela cotação de ontem) indica que Neymar perdeu 73% de valor nos últimos cinco anos. Em agosto de 2017, o Paris Saint-Germain pagou a multa de rescisão contratual com o Barcelona e transformou Neymar no jogador mais caro da história: 222 milhões de euros.

No mesmo ano, Mbappé foi contratado por empréstimo do Monaco, com obrigatoriedade de compra em 2018, por 180 milhões de euros e Phillippe Coutinho saiu do Liverpool para o Barça por 145 milhões de euros. A lista dos cinco mais caros de todos os tempos se completa com João Félix (126 milhões de euros do Benfica para o Atlético de Madrid, em 2019) e Enzo Fernández (121 milhões de euros, Benfica para o Chelsea, em 2023).

Dos cinco mais caros da história, só Neymar e Coutinho se desvalorizaram. João Félix foi emprestado ao Chelsea, que pretende comprá-lo em definitivo. O Atlético ainda tenta recuperar todo o valor investido. Coutinho trocou o Barcelona pelo Aston Villa, em 2022, por 20 milhões de euros, desvalorização de 83% em três anos.

O escândalo das Lojas Americanas provocou queda de 80% em suas ações. São coisas desiguais, embora a comparação seja tentadora.

Cristiano Ronaldo foi o jogador mais caro da história, em 2009, ao trocar o Manchester United pelo Real Madrid por 94 milhões de euros. Nove anos mais tarde, aos 31 anos, idade de Neymar, saiu do Real para a Juventus por 100 milhões de euros. À parte a correção monetária, Cristiano Ronaldo saiu por um valor 6% maior do que o Real Madrid pagou.

Nove anos depois de ter sido o mais caro do planeta.

Cinco anos após ter sido contratado pelo maior valor já pago por um atleta de futebol, especula-se que Neymar possa sair do PSG por um valor 73% menor.