Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Palmeiras vence jogo estranho e ainda não garante vantagem nas finais

Gabriel Menino briga pela bola em Palmeiras x Bragantino - Marcello Zambrana/AGIF
Gabriel Menino briga pela bola em Palmeiras x Bragantino Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

22/02/2023 23h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estranho um jogo em que o Bragantino chuta 19 vezes e perde por 1 x 0 até os 47 minutos do segundo tempo. O Palmeiras finalizou oito vezes, a quinta na meta no último instante, num golaço de Breno Lopes que garantiu a vitória por 2 x 0. A esta altura, o Braga já tinha chutado mais duas, total de 21 finalizações.

Estranho.

Não dá para dizer que o Palmeiras jogou mal. Mas esteve longe de seu melhor nível, de ter controle sobre o adversário por todo o tempo.

Individualmente, houve destaques no Palmeiras. Gustavo Gómez teve atuação impecável, Gabriel Menino viveu momentos excelentes, Rony marcou de cabeça outra vez, no nono gol de bola parada dos 20 marcado os pela equipe de Abel Ferreira neste ano.

Mas o Palmeiras apressou demais o jogo. Por isso, errou 17% de seus passes.

O Bragantino enervou a partida, deu pancadas além da conta em Endrick, no primeiro tempo. Giovani entrou melhor no segundo tempo, mas também não conseguiu ter a precisão no passe final para marcar o segundo gol.

Estranha atuação palmeirense, distante do primor tático que muitas vezes ostenta. Mesmo que seja importante notar de onde nasceram as finalizações do Bragantino. Tirando uma defesa de Wéverton com o pé direito, finalizada por Sorriso, 12 dos 21 chutes da equipe de Bragança Paulista foram de fora da área. Sinal de que, se apressasse menos e cuidasse mais do passe, talvez o Palmeiras tivesse um placar mais confortável.

Mesmo assim, ganhou a partida e manteve a liderança de seu grupo e da classificação geral. Também sem conforto.

O São Bernardo venceu o Ituano em confronto adiado da oitava rodada e chegou aos 23 pontos, um a menos do que o líder. Significa que qualquer deslize ainda pode fazer o Palmeiras perder a liderança, não apenas da tabela geral, como de sua chave.

Não é boa ideia jogar contra o São Bernardo as quartas-de-final na Vila Euclides, no ABC.