Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Brasil perde duas vezes seguidas para rivais da África, pela primeira vez

Colunista do UOL

26/03/2023 09h13Atualizada em 26/03/2023 18h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Some a derrota por 2 x 1 do Brasil para o Marrocos ao primeiro revés sofrido em Copas do Mundo contra um país não europeu nem sul-americano — 0 x 1 para Camarões, no estádio Lusail, em Doha. Dois jogos contra africanos e duas derrotas é situação jamais vivida pela seleção brasileira, no passado.

Não há aqui desrespeito contra as seleções de Camarões e Marrocos, apenas a constatação de que esta situação nunca tinha acontecido antes.

Em 41 confrontos contra seleções de países da África, o Brasil venceu 36, empatou dois e perdeu três vezes. O detalhe é que houve seis partidas nos últimos quatro anos, com duas vitórias, sobre Gana e Tunísia, dois empates, contra Senegal e Nigéria, duas derrotas, para Marrocos e Camarões. Ou seja, em seis encontros, apenas dois triunfos.

Quatro dos cinco jogos não vencidos foram nos últimos quatro anos.

Os erros da seleção em Tanger não são tanto de Émerson Royal, que falhou no primeiro gol, de Militão, no segundo, ou de Ramon Menezes.

O maior erro é entrar em campo sem um técnico e sem um caminho.