Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Os prós e contras de o Flamengo esperar por Jorge Jesus

Colunista do UOL

13/04/2023 14h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo espera por Jorge Jesus há três anos.

Não a diretoria. A nação.

O que dá noção de que, mesmo que o rubro-negro escolha outro treinador, a espera por Jorge Jesus continuará.

Por um lado, trata-se de um contrassenso, porque o Flamengo sobreviveu muito melhor à saída de Jorge Jesus do que Jorge Jesus à saída do Flamengo. Depois do técnico português, a Gávea festejou uma Libertadores, um Brasileiro, uma Copa do Brasil, para citar apenas os três torneios mais importantes na hierarquia do futebol do Brasil..

Jorge Jesus não ganhou mais nada, nem no Benfica, nem no Fenerbahçe.

É mais fácil contratar Jorge Sampaoli, que tem casa em Búzios e o desejo de treinar no Ninho do Urubu.

Não significa que será mais simples conviver com Sampaoli. O argentino chegaria pedindo reforços, exigindo mudanças, sem pedir por favor, nem muito obrigado. Ele não foi campeão brasileiro e, mesmo assim, é inegável que trabalhou bem no Santos e no Atlético.

O convívio é difícil, o trabalho é bom.

Só que Sampaoli chegaria e a nação seguiria esperando por Jorge Jesus.

Esperar só fará sentido se ele disser sim. Dificilmente conseguirá se desvencilhar do Fenerbahçe, antes das semifinais da Copa da Turquia, agendadas para 4 de maio, em seu jogo de ida — a volta não tem data, mas deve ser 11 de maio.

Aguardar quase um mês pode comprometer a temporada toda.

Contratar errado também.

O Flamengo não tratou de salário, mas sabe-se que seria parecido com o que recebia em 2020. Perto de 4 milhões de euros.

Pela cotação desta quinta-feira, o equivalente a R$ 21,7 milhões por ano. É menos do que se pagou de multa a Domenec Torrent, Rogério Ceni e Paulo Sousa, juntos. Vítor Pereira recebeu 69% disso para ser demitido.