Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Botafogo vence Flamengo em jogo de Brasileirão com cara de Premier League

Jogadores do Botafogo comemoram gol de Tiquinho Soares sobre o Flamengo em jogo do Campeonato Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Botafogo comemoram gol de Tiquinho Soares sobre o Flamengo em jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Botafogo não vencia o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileiro, desde 2013.

Não vencia suas três primeiras partidas do campeonato desde 2005, quando era líder na terceira rodada, depois de ganhar de Internacional, Corinthians, Vasco e Atlético Mineiro.

A surpreendente vitória alvinegra derrubou a estratégia de Sampaoli, que errou ao perdeu Gérson, com lesão no aquecimento.

Em vez de trocá-lo diretamente por Éverton Ribeiro, preferiu improvisar Ayrton Lucas no meio.

Estranhas decisões do técnico do Flamengo. Fez saída de três com o goleiro Santos na intermediária, enquanto Léo Pereira ocupava o lado esquerdo, quase como lateral, para receber o primeiro passe.

Isso deu margem aos contra-ataques do Botafogo.

Depois de fazer 1 x 0 em pênalti sofrido por Victor Sá, cometido por Wesley, Tiquinho quase marcou numa bola recuperada, com Santos fora do gol. Logo depois, aos 50 do primeiro tempo, veio o segundo gol, de Danilo Barbosa, escorando de cabeça escanteio cobrado por Eduardo.

O segundo tempo se transformou com Éverton Ribeiro em campo O Flamengo pressionou, abriu espaços com ´Ribeiro e Gabriel atrás dos dois volantes. Foram dez finalizações, quatro no alvo, grandes defesas de Lucas Perri, um dos destaques da partida.

Rafael foi expulso, Luís Castro irritou-se com a demora para fazer a alteração e também recebeu cartão vermelho, Di Plácido entrou pessimamente no jogo e falhou no gol de Léo Pereira. Só depois disso, Luís Castro conseguiu reorganizar o Botafogo, com o deslocamento de Tchê Tchê para proteger Di Plácido e a entrada de Marlon Freitas por dentro.

Rapidamente, Tchê Tchê usou o corredor direito e criou a jogada para Tiquinho Soares marcar 3 x 1.

Houve tempo para Léo Pereira marcar depois de duas novas alterações de Sampaoli, as entradas de Matheus França e Victor Hugo, nos lugares dos volantes Thiago Maia e Vidal.

Lucas Perri foi um dos destaques da partida. Outros, Adryelson fez partida impecável. Tiquinho Soaes, também. Danilo Barbosa foi decisivo pelo gol e com uma bola travada numa tentativa de chute de Gabibol, já nos acréscimos.

O Botafogo chega a 12 partidas sem derrota. A maior série invicta entre todos os times da Série A, neste momento da temporada.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o segundo gol do Botafogo foi marcado aos 50 minutos de 1º tempo, e não do 2º. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL