Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Técnico campeão olímpico, André Jardine é contratado pelo América do México

Colunista do UOL

16/06/2023 11h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico campeão olímpico pela seleção brasileira, André Jardine, foi contratado pelo clube mais vencedor da história do futebol do México, o América. Importante notar a trajetória e o plano de carreira do ex-treinador do São Paulo, num momento de crise dos treinadores nascidos no Brasil.

Em fevereiro de 2022, Jardine decidiu deixar a CBF e aceitar convite do modesto Atletico San Luís, do México. O clube de San Luis de Potosí, cidade localizada em meio a um triângulo de três metrópoles — Cidade do México, Guadalajara e Monterrey — chegtou duas vezes às quartas-de-final da Liga MX, feito inédito. Na segunda delas, foi eliminado pelo América pelo saldo de gols, mas venceu o mata-mata no estádio Azteca por 2 x 1. Faltou um gol para a classificação.

O América impressionou-se pelo trabalho de Jardine e levou-o para a Cidade do México, onde se tornará o terceiro brasileiro a dirigir o clube. Jorge Vieira passou pelo América entre 1987 e 1990 e foi bicampeão mexicano, em 1988 e 1989. Paulo Roberto Falcão orientou o time por 51 partidas na temporada 1991/92, com 20 vitórias e 17 derrotas.

Jardine é campeão olímpico e decidiu deixar a CBF.

O vice-campeão olímpico é o espanhol Luis de la Fuente, atual treinador da seleção principal da Espanha, finalista da Liga das Nações.

É provável que Ednaldo Rodrigues tivesse mais conforto para esperar Ancelotti, ou o técnico que desejar, se tivesse o treinador campeão olímpico ainda empregado na CBF.