Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Athletico Paranaense faz arrastão no primeiro tempo para vencer Corinthians

Vitor Roque, do Athletico, comemora o gol da vitória sobre o Corinthians - CARLOS PEREYRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Vitor Roque, do Athletico, comemora o gol da vitória sobre o Corinthians Imagem: CARLOS PEREYRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

24/06/2023 17h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os primeiros dez minutos de jogo foram de pressão incessante do Athletico, para recuperar a bola e castigar o Corinthians.

Foram 14 finalizações no primeiro tempo, oito no alvo, a primeira de Vítor Bueno, na trave, no terceiro minuto.

Aos poucos, o ritmo diminuiu, mas o Furacão foi muito mais forte e fechou a primeira etapa com vantagem por 1 x 0, gol de Vítor Roque, aos 36 minutos. Lançamento de Erick, toque de cabeça de Khellven para outro cabeceio, do centroavante.

Vítor Roque marcou o segundo, aos 45 minutos, subindo mais do que a defesa corintiana. O VAR verificou que um pedaço da bola tocou a linha fatal. Corretamente, não validou a jogada.

Impressionante sua impulsão. Com 1,72 m, ganhou de Gil (1,93 m) e Caetano (1,82 m). Juntos, os dois zagueiros poderiam ajudar o Corinthians a jogar por música. Contra Vítor Roque, o ritmo foi frenético e a tristeza foi senhora, como nos versos de "Desde que o samba é samba", canção de Caetano Veloso, gravada em conjunto com Gilberto Gil em 1993.

O Corinthians se recuperou no segundo tempo. Jogo insosso, lento, mas era o único jeito de tirar a pressão da equipe paranaense.

A vitória do Athletico coloca o clube em quinto lugar na tabela de classificação e pode devolver o Corinthians à zona de rebaixamento, dependendo dos resultados do Goiás, contra o Bragantino, e do Cuiabá, na segunda-feira, contra o Vasco.

Também dá força à decisão, deste momento, de manter o técnico Wesley Carvalho. Sua estratégia dos primeiros minutos foi bem sucedida de maneira incontestável..