Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Botafogo avisa no Allianz Parque que pode ser campeão brasileiro

Colunista do UOL

25/06/2023 18h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por mais que seja cedo para ter certeza do que acontecerá no restante do Brasileirão, a vitória do Botafogo mostra muita coisa.

Um time organizado, posicionado no 4-4-2, disciplinado, em que os pontas fecham os espaços laterais e Eduardo, o segundo atacante, marca a saída de jogo do volante adversário — no primeiro tempo, Richard Rios.

O resultado de um trabalho de mais de um ano, coisa que 14 times do Brasileirão não têm. Porque o Botafogo foi pessimamente no Estadual é a razão de não se acreditar na sua boa campanha antes de o Brasileiro se iniciar. Talvez, neste momento, seja a razão de ter um time descansado e treinado. Que pode se classificar também na Copa Sul-Americana.

Contra o Palmeiras, a postura foi sóbria, não retrancada. O Botafogo sabia o que não podia fazer. Como ensina Abel Ferreira, quando se enfrenta um adversário mais forte, é preciso ter estratégia para subir a montanha.

O Botafogo teve. Marcou com duas linhas em bloco médio, saiu com velocidade de Victor Sá e Júnior Santos, quase fez 2 x 0 aos 15 do segundo tempo, num contra ataque bem puxado, finalizado rente à trave por Sá.

O Palmeiras não perdia no Allianz Parque há onze meses, 31 jogos. Perdeu!

Agora, está a oito pontos do líder, terceiro lugar, terá Athletico Paranaense fora e Flamengo, em casa, nas duas próximas rodadas.

E o Brasileirão ensina que não é, pelo menos ainda, como o Campeonato Espanhol.

O líder ganhou a Série B há apenas dois anos.

O Grêmio só voltou à Série A nesta temporada.

O Botafogo disse no Allianz Parque que pode ser campeão brasileiro.