Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Só Corinthians de 2017 tinha mais vantagem sobre vice-líder do que Botafogo

Colunista do UOL

25/06/2023 23h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ganha cada vez mais sentido a comparação entre a surpresa do Botafogo líder do Brasileirão, sete pontos à frente do segundo colocado, e o Corinthians, chamado de quarta força em 2017. Só aquele Corinthians, aparentemente despretensioso, tinha distância maior para o segundo colocado, na 12a rodada.

Aquele time dirigido por Fábio Carille, maior pontuação de um primeiro turno com 47 pontos, ganhou o título por causa da campanha da primeira metade do Brasileiro.

O Botafogo tem a terceira melhor campanha em doze rodadas, abaixo do Corinthians de 2017 (32 pontos) e do Atlético de 2012 (31 pontos).

Mas tem a maior distância para o segundo colocado, exceto em comparação com o Corinthians de Carille.

Em 2017, aquele time corintiano tinha 32 pontos, nove a mais do que os 23 do Flamengo.

Nenhum dos outros líderes em 12 rodadas tinha alcançado a vantagem de sete pontos para o segundo colocado que, quando alcançada, resultou no título ao final da temporada, exceto com o São Paulo de Fernando Diniz, em 2020. Era ano de pandemia.

A vantagem é um dos ingredientes para julgar que o Botafogo pode ser campeão brasileiro.

Obviamente, há ainda 26 rodadas para desmentir isso.