Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Botafogo, Cruzeiro e Vasco podem assinar com mesmo investidor da Liga Forte

John Textor fez Botafogo ficar em posição independente em relação às duas ligas - JEFF PACHOUD/AFP
John Textor fez Botafogo ficar em posição independente em relação às duas ligas Imagem: JEFF PACHOUD/AFP

Colunista do UOL

30/06/2023 15h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de anunciarem independência para tratarem de suas negociações, o bloco formado por Botafogo, Cruzeiro e Vasco aproxima-se dos fundos de investimentos Life Capital Partners (LCP) e Serengentti, os mesmos que assinaram contrato formal com a Liga Forte Futebol (LFF) na tarde desta sexta-feira.

Botafogo, Cruzeiro e Vasco estão em posição independente. Seguirão assim mesmo se assinarem com os fundos de investimento.

De todos os clubes da Liga Forte (LFF), Atlético Mineiro, Internacional e Náutico ainda não assinaram. Inter e Náutico devem fazer a assinatura na próxima semana, depois de consultarem seus conselhos deliberativos. Parece ser questão de dias.

O Atlético tem uma pressão maior sobre o grupo de Rubens Menin. Pertence à Liga Forte, mas credores do Galo pressionam e isto pode atrasar a assinatura.

Hoje, 25 clubes firmaram compromisso com os fundos de investimento, que compram 20% dos direitos do bloco por R$ 4,85 bilhões.

A formalização faz crescer olhos de dirigentes de clubes menores, não ligados à Liga Forte, que podem aderir pensando no dinheiro que terão a receber. O ideal é que o nascimento da Liga do Brasil, do novo Brasileirão, seja pensando no crescimento de um projeto sólido do ponto de vista econômico, sem preocupações políticas nem de dinheiro de curto prazo.

Botafogo, Cruzeiro e Vasco pensam desta maneira macro econômica. Formalmente, estão vinculados à Libra. Se quiserem assinar com os fundos de investimento, não precisarão se filiar à Liga Forte. Tudo indica que assinarão contratos independentes com os mesmos fundos de investimento. Isto ainda não está sacramentado.

Na Libra, há um ajuste atual sobre o avanço do fundo Mubadala sobre propriedades dos clubes.Os advogados dizem que este ajuste existe porque há estudos constantes dos contratos. Embora estas sejam questões básicas, de premissa da confecção do acordo.

Esta foi uma das razões o afastamento do Botafogo da Libra. Não houve ruptura, apenas liberação. O rompimento haverá se caminhar para assinar com os fundos LCP e Serengetti.