Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Flamengo faz Grêmio virar seu freguês

Olhar para toda a história do clássico Grêmio x Flamengo faz perceber que apenas nesta quarta-feira, com a vitória na Arena, o rubro-negro superou o número de vitórias do rival.

São agora 41 triunfos do time do Rio de Janeiro, 40 do gaúcho, 39 empates.

Mas os dez últimos encontros mostram uma superioridade jamais vista antes neste confronto.

O Flamengo venceu sete vezes, teve dois empates e só perdeu uma vez, no Marcanã, gol de Borja, em 2021.

Curiosamente na campanha que levou ao rebaixamento, quando Felipão era o treinador gremista, em sua terceira passagem.

O Flamengo empurrou o Grêmio para trás, apesar do péssimo gramado da Arena. Nele, a bola não desliza, quica, não é dominada, tem de ser domada.

Depois de início de erros da defesa do Flamengo em saídas de jogo de Matheus Cunha e Fabrício Bruno, chance de gol desperdiçada por Vilasanti, um chute de longa distância de Luis Suárez, o rubro-negro começou a controlar o jogo a partir do 15o minuto.

Empurrava cinco a seis jogadores na última linha gremista, com movimentação poucas vezes vista em times de Sampaoli, que prefere o jogo posicional. Wesley, Éverton Ribeiro, Gabriel, Bruno Henrique e De Arrascaeta, com inversões de posições dos dois últimos, infiltrações de Victor Hugo, Felipe Luís organizando pelo meio, na mesma linha de Thiago Maia.

Veio o primeiro gol, a partir de interceptação de passe errado de Reinaldo e boa jogada de Wesley para Bruno Henrique. Dele para Gabriel.

Continua após a publicidade

Ainda houve pênalti perdido por Gabigol, antes de Renato mudar o sistema 3-4-2-1 para o 4-2-3-1.

Nada dava certo e o Grêmio sentia mais o gramado ruim do que o Flamengo. Pela menor qualidade técnica, cada necessidade de domar a bola se transformava em toque errado. Um passe equivocado a cada quatro.

A sucessão de equívocos gremistas culminou com o segundo cartão amarelo de Kannemann, por falta em Éverton Ribeiro. Pouco depois, passe de De Arrascaeta para Thiago Maia marcar.

A sétima vitória do Flamengo nos últimos dez confrontos contra o Grêmio colocam o rubro-negro à frente na estatistica histórica.

Mas é o retrospecto recente que permite dizer que os gremistas viraram fregueses.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes