Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Adiamento de São Paulo x Coritiba retrata derrota do ser humano

A CBF diz ter recebido garantias da Polícia Militar para marcar Corinthians x Palmeiras, em Itaquera, e São Paulo x Coritiba, às 20h30, neste domingo. Mas o jogo do Morumbi foi adiado, a pedido do MP. A pergunta é por que se chegou até a sexta-feira, dois dias antes das partidas, para se decidir pela mudança.

Haveria quatro eventos em São Paulo neste domingo. Além dos dois jogos do Brasileirão, o festival The Town, em Interlagos, e a final da Supercopa Pioneer, no Allianz Parque, pela manhã.

Não é só a capital paulista. Em Belo Horizonte, haverá Cruzeiro x Bragantino e América x Santos às 18h30. Alguém pode argumentar sobre o tamanho da torcida do América, mas são duas partidas de Brasileirão no mesmo município e no mesmo horário.

No passado, dizia-se que o Morumbi era longe.

Longe de onde?

Quando o Corinthians mudou-se para Itaquera, havia quem imaginasse que o público diminuiria. Ao contrário, aumentou. O Corinthians foi campeão brasileiro de 2005 com 26 mil pessoas de média para ver Tévez, Nilmar, Carlos Alberto e Roger. Hoje, em 13º lugar, tem média de 35.212 espectadores por partida.

No passado, havia duas torcidas nos clássicos e não havia metrô.

Faz 35 anos, é verdade, mas é famoso o quadrangular semifinal do Paulista de 1988, em que São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos jogaram todas as rodadas com clássicos disputados no mesmo dia.

Ápice com São Paulo 0 x 1 Palmeiras e Corinthians 2 x 0 Santos, no Pacaembu, no mesmo horário.

Continua após a publicidade

No dia seguinte, a capa da revista Placar brincava com o trocadilho PorCorinthians, porque a combinação de resultados tirou o São Paulo e levou o clube do Parque São Jorge à decisão contra o Guarani.

Desde novembro de 2017, todos os estádios paulistanos são servidos pelo metrô: Neo Química, Morumbi, Pacaembu, Allianz Parque, Canindé e Rua Javari. Em vez de conforto para as torcidas, isso transformou-se em medo da Polícia Militar, que não se considera apta a dar segurança a toda a cidade, com torcedores podendo encontrar-se nas estações.

O São Paulo x Coritiba foi adiado e o grande derrotado foi o ser humano. Não é possível dizer que foi um erro o provável adiamento.

Só é de se lamentar que o ser humano não consiga promover dois jogos no mesmo domingo, dois momentos de alegria, pelo receio de que a violência produza enorme tristeza.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes