Tite escolheu o Flamengo mais do que o Flamengo escolheu Tite
Faz seis dias, você leu neste blog: "Tite gosta de proposta do Flamengo e tendência é assumir na Data Fifa."
Bingo!
Não é difícil gostar do projeto do Flamengo, apesar de saber de todos os desafios no caminho. Apreciar o que se apresenta e depois discutir o salário era o óbvio, como foi certeiro o diagnóstico de Tite ao assinar contrato por um ano com o Corinthians, em dezembro de 2014.
Naquela época, o Corinthians era o clube que oferecia mais chance de ganhar.
Hoje, esse time é o Flamengo.
Houve um tempo em que Tite precisava trabalhar e os empregos oferecidos eram aceitos quase por exclusão. Quando foi dirigir o São Caetano, no final de 2003, quando assumiu o Atlético Mineiro, em 2005, o Palmeiras, em 2006.
A exceção foi o São Paulo. Também em 2003, um problema familiar impediu-o de aceitar o convite do então diretor de futebol, Juvenal Juvêncio.
Atualmente, Tite não tem a arrogância de desprezar lugares. Mas pode observar e compreender onde há mais chance de ser bem sucedido.
Nunca vai haver certeza absoluta e a temporada 2023 mostra isso. Enquanto quase todos os especialistas entendiam que Flamengo e Palmeiras se revezariam em todos os títulos, a temporada pode terminar com Fluminense campeão carioca e da Libertadores, o Botafogo campeão brasileiro e o São Paulo da Copa do Brasil.
Apesar disso, é inegável que o Flamengo oferece as melhores condições de vencer. Tite sabe disso.
O Flamengo fez todos os esforços para demonstrar que foi difícil contratar o técnico do Brasil nas duas últimas Copas do Mundo. Então, para Tite foi fácil. Ele queria o Flamengo. A discussão sobre o tempo de contrato, por exemplo, jamais existiu. Do lado do treinador, todos dizem que nunca se debateu o período. Sempre se soube que seria um ano.
Voltar no tempo e comparar com o Corinthians de 2015 ajuda a entender isso. Seria o primeiro ano de mandato de Roberto de Andrade na presidência corintiana. Tite assinou por um ano. Desta vez, será o último ano de mandato de Rodolfo Landim. Tite também assina por um ano.
Que diferença faz? O Flamengo sempre contrata o melhor treinador do mercado e, dois meses depois, tem um dos piores de sua história.
A novidade será se Tite cumprir o contrato até dezembro de 2024. Neste caso, será o primeiro, desde 2011, a vestir o agasalho rubro-negro de janeiro a dezembro.
Se ocorrer, será uma vitória do treinador. Ele escolheu e apostou que o Flamengo é o lugar que mais lhe dá chance de vencer.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.