Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Finais do Paulista não tinham Corinthians fora e Lusa dentro desde 1985

A combinação de resultados deste sábado eliminou o Corinthians do Campeonato Paulista e deixa fora das quartas de final o clube do Parque São Jorge pela primeira em dez anos.

Também classifica a Portuguesa para as finais, o que não acontecia desde 2011, quando a Lusa caiu para o São Paulo nas quartas de final. Para as semifinais, não chega desde 1998, quando caiu contra o Corinthians, polêmico jogo apitado pelo argentino Javier Castrilli.

Mais tempo ainda fazia sem a combinação Corinthians fora das finais e Portuguesa dentro. Desde 1985, quando a Portuguesa ganhou o primeiro turno e terminou vice-campeã, não se passava de os lusos estarem nas finais sem presença corintiana.

Daquela vez, classificavam-se só quatro para as semifinais, disputadas entre São Paulo x Guarani e Portuguesa x Ferroviária. O Corinthians tentou entrar por meio da Justiça, alegando escalação irregular do zagueiro Dama, da Ferroviária.

Não colou.

Naquele ano, o bom time da Portuguesa tinha Serginho, Luciano, Luís Pereira, Eduardo e Albéris; Célio, Toninho e Edu Marangon; Jorginho, Luís Muller e Esquerdinha. O técnico era Jair Picerni, demitido pelo Corinthians no início daquele mesmo ano.

O Corinthians evolui no 4-3-3 de António Oliveira. Mesmo assim, teve momentos ruins no segundo tempo contra o Santo André e conquistou vitória por 3x2 com gol de Pedro Raul, aos 49 minutos do segundo tempo.

As quatro vitórias em seis jogos de António Oliveira só dão esperança de uma boa temporada, capaz de mudar o cenário no Brasileiro. Se o Corinthians fechar sua quinta temporada sem títulos, viverá seu maior jejum desde o gol de Basílio, que acabou com a fila de 23 anos, em 1977.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do publicado, a última classificação da Portuguesa para o mata-mata do Paulistão aconteceu em 2011 e não em 1998. A informação foi corrigida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes