Adidas x Puma x Nike...Brasil pode ter concorrência inédita no mundo
O Palmeiras tem processo de concorrência avançado entre Puma e Adidas, para saber quem assinará o novo contrato de fornecimento do material esportivo. A Adidas foi a fornecedora oficial entre 1977 e 1993 (nenhum título) e entre 2006 e 2018 (dois Brasileiros, um Paulista e uma Copa do Brasil). Não sejamos supersticiosos, porque dá azar.
O Flamengo arrecada R$ 60 milhões anuais, aproximadamente, de seu contrato com a Adidas. O Palmeiras, R$ 40 milhões, sempre aproximados, pelo acordo com a Puma.
No mundo, não há casos de dois clubes antagônicos que vistam a mesma marca. O Real Madrid veste Adidas, o Barcelona, Nike. O Benfica usa Adidas, o Sporting veste Nike e o Porto New Balance, O Bayern é Adidas, o Borussia Dortmund, Puma. O Milan é Puma, a Juventus Adidas, a Internazionale usa Nike.
Recentemente, o único exemplo diferente foi o rompimento do Boca Juniors com a Nike, para fechar com a Adidas, histórica fornecedora do River Plate.
Houve um tempo em que a Adidas não tinha concorrência. Tempo em que o futebol brasileiro não debatia valores de contratos de sponsor esportivo. Em 1987, a Adidas, fornecia uniformes para onze dos 16 clubes da Copa União. Não havia concorrência e ninguém ganhava muito.
Hoje, a Adidas negocia com o Palmeiras, pode suceder a Puma, enquanto negocia a renovação com o Flamengo. Os dois valores serão iguais ou o Flamengo vai ganhar mais? O natural é o rubro-negro ganhar mais pela quantidade de torcedores e pela renovação de um acordo que já havia. A questão é que com dois clubes deste tamanho, é muito difícil dar condições e distribuição igual para os dois lados.
Algum dos dois vai ganhar mais, ou no contrato bruto ou nos royalties por vendas.
O Flamengo renovará com a Adidas, o Corinthians seguirá com Nike e o Palmeiras faz uma concorrência, que apenas deve ser profissional.
O anúncio do vencedor deve ser feito até o início de abril.
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