Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Palmeiras decidirá em casa até a semi, com caminho duro. River teve sorte

Uma brecha do sorteio da Libertadores abriu caminho para o Palmeiras decidir todas as fases em casa, até as semifinais, apesar de ter terminado com a terceira melhor campanha dos grupos. River Plate, o melhor, e Atlético, o segundo, ficaram do mesmo lado da chave. Ou seja, cruzarão em eventual semifinal, com segundo jogo no Monumental de Nuñez. O Atlético não decidirá em casa, e o Palmeiras, sim, apesar de o Galo ter feito mais pontos em sua chave.

Até as quartas de final, o caminho mais livre é o do River Plate. Enfrentará a boa equipe do Talleres, sem viagem longa, nas oitavas. Depois, Junior de Barranquilla ou Colo-Colo nas quartas. Não haverá jogo fácil, mas parece mais simples do que outros confrontos.

O Palmeiras terá o duro confronto com o Botafogo nas oitavas e, quem avançar, jogará contra São Paulo ou Nacional de Montevidéu.

O Flamengo enfrentará o Bolívar, em La Paz. Não é bom. Mas o saldo dos dois confrontos na fase de grupos indica favoritismo para o rubro-negro. Atlético e Fluminense podem se enfrentar nas quartas de final, e o Flu pode até pegar o Grêmio, se Renato levar o time gaúcho à segunda colocação de sua chave.

A seguir, curiosidades dos confrontos das oitavas:

ATLÉTICO x SAN LORENZO

O Galo foi eliminado pelo San Lorenzo na Copa Sul-Americana de 2018, com a única derrota sofrida para o rival argentino em cinco confrontos. Desta vez, o San Lorenzo tem boa equipe, mas defensiva. O Atlético é melhor, bem treinado e por um técnico que conhece a malícia de seus conterrâneos. Não vai ser fácil, mas o Atlético é favorito.

PALPITE - Atlético

FLUMINENSE x SEGUNDO DO GRUPO C

Continua após a publicidade

Difícil saber como será, porque pode ser o Grêmio o adversário do Fluminense. Neste caso, equilíbrio total. O Fluminense luta para recuperar seu melhor nível, depois de ter perdido jogadores fundamentais na pré-temporada, por lesões de Ganso e Cano. Ainda oscila, mas deve chegar mais forte a agosto, data dos confrontos. Se for contra Huachipato, Estudiantes ou Strongest, a chance aumenta.

PALPITE - Fluminense

TALLERES x RIVER PLATE

O Talleres é excelente time, muito bem dirigido pelo treinador Walter Ribonetto, mas o River Plate tem enorme tradição e a camisa pode pesar. Pode, porque o futebol do River é bom, também. O melhor time da fase de grupos mescla juventude e experiência e tem contado com gols de Miguel Borja em profusão. Atenção para o menino Echeverrri, já negociado com o Manchester City.

PALPITE - River Plate

COLO-COLO x JUNIOR

Continua após a publicidade

Jorge Almirón levou o Boca Juniors à decisão do ano passado e avançou o Colo-Colo às oitavas-de-final, como não acontecia desde 2018. O Junior tem talento, como Cantillo, ex-Corinthians, Bacca, ex-Milan e Villarreal. Parece favorito. Mas o Colo-Colo é um sobrevivente, que vem desde a fase preliminar aos grupos.

PALPITE - Junior

SÃO PAULO x NACIONAL

Boas lembranças para o Tricolor. Será a terceira vez nas oitavas de final, com classificações são-paulinas em 1992 e 2008. Com Telê, há 32 anos, o Tricolor ganhou em Montevidéu por 1 x 0 e fez 2 x 0 no Morumbi, gols de Antônio Carlos e Ronaldão. Desta vez, o Nacional tem boa equipe, confia no artilheiro Carneiro, mas Lucas e Calleri dão favoritismo aos brasileiros.

PALPITE - São Paulo

PALMEIRAS x BOTAFOGO

Continua após a publicidade

Voltará a lembrança dos 4 x 3 do Nílton Santos, no ano passado, e ficará distante o único confronto entre os dois clubes em Libertadores. Aconteceu em 1973, com vitória palmeirense no Parque Antarctica por 3 x 2, alvinegra por 2 x 0 no Maracanã, e empate com os dois ganhando de Nacional e Peñarol na mesma chave. No jogo extra, no Maracanã, o árbitro uruguaio Ramón Barreto deu toque de mão inexistente de Ademir da Guia e anulou o gol. Jairzinho fez 2 x 1 e o Botafogo avançou. Mais tarde, seria eliminado pelo Colo Colo.

PALPITE - Palmeiras

PEÑAROL x PRIMEIRO DO GRUPO C

É a primeira classificação do Peñarol para as oitavas de final desde que chegou à decisão contra o Santos, em 2011. O técnico é o mesmo: Diego Aguirre. Se for o Huachipato o adversário, ou mesmo o Strongest, a chance de classificação do segundo colocado do grupo do Atlético será grande. Neste caso, poderá se encontrar com o Flamengo por um lugar nas semifinais.

PALPITE - Peñarol

FLAMENGO x BOLÍVAR

Continua após a publicidade

Em seis jogos contra o Bolívar, o Flamengo ganhou duas no Maracanã e perdeu todas as três em La Paz. Ou seja, tem de mudar a história ou fazer saldo no Maracanã. O Bolívar é bom time, mas o rubro-negro é amplo favorito. Basta olhar o saldo de gols da fase de grupos, nos dois confrontos, para entender que o rubro-negro tem enorme chance de avançar.

PALPITE - Flamengo

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes