Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Ted Lasso em Brasil x Costa Rica. Em que o personagem pode ajudar

O ator Jason Sudeikis estava nas arquibancadas do estádio SoFi, em Inglewood, região metropolitana de Los Angeles, para assistir a Brasil 0 x 0 Costa Rica.Se você não ligou o nome à pessoa, é o ator de Ted Lasso, o técnico que não é técnico e assume o Richmond na fictícia Premier League da premiada série que recebe o nome de seu personagem principal. Sem conhecer nada sobre futebol., Ted Lasso é contratado pela presidente, que tentava destruir o clube, para se vingar da memória do marido de quem descobriu traição.

Ted Lasso conquista aos poucos o vestiário, a torcida e faz o time viver experiências incríveis. Na primeira temporada, luta arduamente contra o rebaixamento, inevitável no fim. Na segunda, conquista o acesso e, na terceira, luta pelo título com o Manchester City.

A arte imita a vida, neste caso, porque a Premier League não demite necessariamente quem é rebaixado.

Nós, brasileiros, construímos a brincadeira na primeira aparição de Ted Lasso no estádio SoFi. "Se ele convocar a seleção vai sair coisa melhor", foi uma das piadas óbvias e previsíveis, nas redes sociais.

A temporada retrasada da Premier League teve o recorde de mudanças de treinador: doze. Na seguinte, só três. Apenas o Sheffield United, o Nottingham Forest e Crystal Palace mudaram de treinador. Depois do rebaixamento, o Luton Town mantém Rob Edwards para disputar a segunda divisão. O Burnley perdeu seu treinador, Vincent Kompany, para o Bayern de Munique.

No Brasil, no ano passado, houve 28 mudanças de treinador. Brasileirão 28 x 3 Premier League! Quer dizer que o Campeonato Inglês ganha de goleada em planejamento e respeito pelo trabalho. Neste início de campeonato de 2024, em onze rodadas já houve oito mudanças, entre demitidos como Fernando Diniz e os que pediram demissão, como Cuca.

A presença de Ted Lasso nas arquibancadas, em Inglewood, não é para nos ajudar, demitindo Dorival Júnior. Isto atrapalharia ainda mais o que já está difícil. O roteiro do Richmond é bem mais parecido com futebol de alto nível do que a trágica comédia de erros do futebol brasileiro.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes