Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Dérbi com oito jogadores da base era inédito na história do Palmeiras

Na história do profissionalismo do Palmeiras, é preciso recuar ao ano de 1947 para encontrar uma escalação com cinco titulares da base, contra o Corinthians.

Aconteceu numa vitória por 3 a 1 em 20 de julho daquele ano, quando o técnico Oswaldo Brandão alinhou Oberdan, Turcão, Waldemar Fiúme, Lima e Canhotinho.

Não havia substituições e o jogadores dos juvenis palmeirenses eram descobertos na várzea, caso de Waldemar Fiúme, revelado no Glicério, várzea do rio Tamanduateí. Oberdan jogou em clubes juvenis de Sorocaba e se profissionalizou no Parque Antarctica.

Em 1942, a derrota por 3 a 1 para o Corinthians que impediu o título paulista invicto também foi disputada com cinco crias: Oberdan, Junqueira, Bengliomini, Waldemar Fiúme e Lima. Também não havia alterações.

O que permite dizer que a escalação com cinco titulares da base e mais três no decorrer do clássico era inédita na vida palmeirense. Abel Ferreira escalou Vitor Reis, Naves, Fabinho, Estêvão e Gabriel Menino desde o início.

Depois, entraram Garcia, Vanderlan e Jhon Jhon. Oito revelados na Academia de Futebol II, o Centro de Treinamento de Guarulhos.

Apesar de ter descoberto jogadores extraordinários para o futebol brasileiro, o Palmeiras não tem tradição de montar times de maioria forjada em casa, diferentemente do Flamengo, campeão mundial com oito nascidos na Gávea, ou o Santos, bi mundial com Coutinho, Pelé e Pepe, descobertas da Vila Belmiro.

O Palmeiras revelou craques como os goleiros Marcos, o zagueiro Alfredo Mostarda, o lateral Pedrinho, reserva de Júnior na Copa de 1982, mais recentemente Gabriel Jesus e Endrick. Mas oito num Dérbi era inédito.

O PALMEIRAS INFORMA QUE HOUVE UM JOGO EM 2000, COM FELIPÃO COMO TÉCNICO, COM SEIS DA BASE. GILVAN, TADDEI, TIAGO MATIAS, FERRUGEM, PAULO ASSUNÇÃO E LÉO, TRÊS DIAS ANTES DA DECISÃO DAS QUARTAS DE FINAL DA LIBERTADORES. TAMBÉM EM 2021, O DIRETOR JOÃO PAULO SAMPAIO SE LEMBROU DE CINCO TITULARES DA BASE NO EMPATE COM O CORINTHIANS EM ITAQUERA POR 2 X 2. NESTE ÚLTIMO CASO, O TIME TITULAR FOI POUPADO PARA A DECISÃO DA COPA DO BRASIL TRÊS DIAS DEPOIS.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes