Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Flamengo de Tite perdeu só uma vez por três gols. Abel confia em viradas

Tite tem 54 partidas como técnico do Flamengo e apenas nove derrotas. Destas, uma vez caiu por 2 x 0, para o Botafogo, na edição 2024 do Campeonato Brasileiro. E só uma vez por 3 x 0, contra o Atlético, de Felipão, no ano passado. As duas, no Maracanã. Nenhuma como visitante, condição em que enfrentará o Palmeiras no Allianz Parque.

Todas as demais sete derrotas foram por um gol de saldo: 1 x 2 Fortaleza, 0 x 1 Palestino, 1 x 2 Juventude, 1 x 2 Bolívar, 0 x 1 São Paulo, 1 x 2 Santos, 2 x 3 Grêmio.

A história recente do Flamengo de Tite indica classificação para as quartas de final.

Abel Ferreira certamente vai recorrer ao ritual de viradas marcantes desde sua chegada ao Parque Antarctica.

As mais surpreendentes, como contra o São Paulo, na decisão do Paulista de 2022. As mais corriqueiras, como vencer o América em Belo Horizonte, por 2 x 0, depois de empatar em casa, no jogo de ida.

O histórico começa justamente contra o América, nas semifinais da Copa do Brasil de 2020.

A vitória sobre o Flamengo na Libertadores veio depois de quatro partidas sem vencer, com um empate e três derrotas no Brasileirão. Perdeu de Fluminense, São Paulo e Fortaleza. Conseguiu um empate com o Atlético na despedida para Montevidéu, mas parecia azarão para muita gente.

No ano seguinte, a virada na finalíssima do Paulista. Depois de perder por 3 x 1 no Morumbi, virada com 4 x 0 no jogo de volta, no Allianz Parque.

Sem o mesmo peso, a virada contra o Água Santa, também por 4 x 0, na finalíssima do Paulista de 2023. E sobre o Santos, 2 x 0, depois de perder por 1 x 0 a primeira final na Vila Belmiro.

Continua após a publicidade

Esta é a história do time de Abel Ferreira. A torcida do Palmeiras se apropria de um samba enredo da Beija Flor, de 1978: "A Criação do Mundo na Tradição Nagô." Vem de lá o refrão "Travam um duelo de Amor / E surge a vida com seu esplendor." Daí, a torcida do Vasco inicialmente tirou o canto "O time da Virada, o time do Amor", copiado pela Jovem, do Santos e, também, pelas torcidas uniformizadas do Palmeiras.

Era o canto no Parque Antarctica, no dia em que o Palmeiras perdia para o Flamengo por 2 x 1 aos 36 minutos do segundo tempo e venceu por 4 x 2. O resultado, combinado ao 1 x 2 no Maracanã, deu a classificação ao time de Felipão, 25 anos atrás.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes