Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

NFL x Brasileirão... Por que comparar os dois eventos é covardia

A tentação do sábado é comparar o sucesso inquestionável da NFL no Brasil com a temporada regular do futebol brasileiro.

Desculpa aí, mas não faz sentido.

A começar pelo exemplo de que a prefeitura de São Paulo permite venda de bebidas alcoólicas dentro da Neo Química Arena durante o jogo Eagles x Packers, enquanto no dia a dia só pode com vendedor ambulante do lado de fora. Aliás, dentro dos estádios de futebol do Brasil pode vender todo dia. Show do Eric Clapton pode. Jogo do Corinthians, não pode.

Na Copa do Mundo também era assim, mas muita gente gritou: "A Fifa invade a soberania do Brasil." Era verdade. E a NFL?

A NFL é o maior espetáculo da Terra. É mesmo. Há décadas, sabemos disso. Há mais de quarenta anos, desde Luciano do Valle na Band, exaltamos o sentido de organização do Super Bowl.

O Maracanã, em dia de jogo do Flamengo, tem sido o maior espetáculo da América do Sul desde 2019. Nem todo mundo percebe, mas acontece oito vezes por mês.

Não se discute isto.

O futebol é jogado por onze meses no Brasil, dez meses na Europa. A temporada regular da NFL começou em ,5 de setembro, vai até 5 de janeiro, os playoffs começam dia 11/1, o SuperBowl acontecerá no dia 9 de fevereiro.

Depois, seis meses de saudade.

Continua após a publicidade

Aqui, uma semana de Data Fifa. Um ouvinte manda mensagem: "Tinha de ter um jeito de os clubes jogarem e as seleções também."

Só desfalcando clube.

Eis o ponto. Todo mundo entende do problema, quando quer se sentar na janelinha. Nosso patrimônio brasileiro, Nizan Guanaes, aproveitou a NBA para exaltá-la (justo) e comparar com o dia-a-dia do futebol. Não é que seja incorreto. Democraticamente, todos temos o direito de divergir.

O futebol brasileiro tem mesmo muito a evoluir. A NFL, ninguém discute, está anos luz à frente até da Premier League.

Mas não é simples colocar 50 mil de média nos jogos do Flamengo no Maracanã. Especialmente porque, a cada tentativa de cópia, aqui somos bregas e eles chiques. "Evidências" na NFL é um fenômeno brasileiro. Nos auto-falantes do Morumbi, é sertanejo surrado.

Abrimos exceções justas para o fantástico Eagles 34 x 29 Packers.

Continua após a publicidade

Tomara que venham por muitos anos e mais vezes a cada temporada.

E que o exemplo da NFL seja copiado pela prefeitura de São Paulo, em relação aos respeito aos donos dos bares, à venda de bebidas alcoólicas ou não, à segurança em torno dos estádios.

Um evento fabuloso, como a NFL, uma vez por ano, é totalmente diferente de quando é realizado sete vezes por semana.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes