Flamengo chega a seu recorde de convocados em toda a história das seleções
O Flamengo tem sete jogadores convocados por quatro seleções nacionais: Gérson e Fabrício Bruno (Brasil), De la Cruz, De Arrascaeta e Varela (Uruguai), Pulgar (Chile) e Plata (Equador). Na história rubro-negra, jamais tinha havido um número tão grande de selecionáveis. A última vez com seis jogadores requisitados pela seleção brasileira foi para o Campeonato Sul-Americano, Copa América, de 1945, em Santiago, Chile. Daquela vez, foram chamados o goleiro Jurandir, o lateral Biguá, os zagueiros Newton e Jaime, o meia Zizinho e o ponta-esquerda Vevé.
Naquela época, não havia jogadores rubro-negros chamados por outras seleções. O técnico da seleção era Flávio Costa, tricampeão carioca pelo Flamengo apenas três meses antes da viagem para o Chile.
Ontem, este blog já havia destacado que Flamengo e Botafogo têm o mesmo número de convocados do Barcelona (7), recordista de jogadores chamados para a Copa do Mundo do Qatar, em 2022 (17).
O Botafogo não cedia sete jogadores para seleções nacionais desde a pré-lista para a Copa do Mundo de 1962. Naquela ocasião, foram convocados os laterais Joel, Rildo e Nílton Santos, o meia Didi e Amarildo, os pontas Garrincha e Zagallo, o centroavante Quarentinha.
A pesquisa foi feita com o auxílio do livro "Todos os jogos do Brasil", publicado com o selo da revista PLACAR, em 2005, pelos autores Ivan Soter, André Fontenelle, Mario Levi Schwartz, Dennis Woods e Valmir Storti.
Diferentemente do que se publicou ontem, em primeira versão, De Arrascaesta e De la Cruz foram, sim, convocados por Marcelo Bielsa para o Uruguai. O texto foi corrigido.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.