Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Inglaterra e Tuchel tentam primeiro técnico estrangeiro campeão do mundo

Thomas Tuchel declarou-se um pouco nervoso num vídeo postado por ele, e pela Federação Inglesa, anunciando o primeiro técnico alemão da história do English Team. Alguém corrigirá para England Team, como se diz em Londres, mas os mundo chamou por décadas de English, razão pela qual parece mais estranho um treinador alemão.

A Inglaterra já teve o sueco Sven Goran Eriksson e o italiano Fabio Capello como treinadores. Mais recentemente, o irlandês Lee Carsley interinamente. E Tuchel ganhou a Champions pelo Chelsea, em 2021, vencendo uma final contra o Manchester City, de Pep Guardiola.

Mas Copa do Mundo nunca teve técnico estrangeiro campeão.

Eurocopa, já. A Grécia é o único caso na Eurocopa, dirigida pelo alemão Otto Rehhagel na final contra Portugal, dono da casa, de Luiz Felipe Scolari.

Na Copa América, o espanhol José Lago Millán venceu pela Argentina (1927), o inglês Jack Greenwell pelo Peru, em 1937, e os argentinos Jorge Sampaoli (2015) e Juan Antonio Pizzi (2016) pelo Chile.

Em Copas do Mundo, já houve finalistas. O austríaco Ernst Happel, que levou a Holanda à final de 1978, é o último exemplo.

Thomas Tuchel tentará ser o primeiro treinador estrangeiro numa seleção nacional a ganhar o título mundial.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes